Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Segundo álbum do GuapoRock contará com 10 bandas

por Eduardo Cover Godinho

Lagarto Amarelo Blues Band iniciou a produção em estúdio. Giovani Dal’Mas, um dos idealizadores, destaca positivamente o projeto

A paixão pela música, principalmente pelo Rock And Roll, fez com que os guaporenses Giovani Dal’Mas e Ednei Genari, idealizassem um projeto para o resgate de bandas do município que fizeram história e agitaram os apaixonados pelo gênero musical nas décadas de 80 e 90. O GuapoRock – O Rock da Nossa Terra!, surgiu com esta proposta e encantou a “galera” que curtia nas baladas dos bares, boates, eventos culturais/sociais e discotecas, as bandas Piralantus, Colírio, Licor de Cera, Jardim Elétrico, Storm Rider, Madame Monroe, Os Planadores, Origgami, Velha Coruja e Paulo Bregolin e Ricardo Taufer.

O sonho acalentado durante 20 anos de Ednei Genari, tornou-se real com a gravação do primeiro álbum em 2014 e a realização de um “pequeno”, mas empolgado festival para divulgação destas bandas, repletas de músicos de qualidade, instrumentação perfeita e sem recursos financeiros em décadas passadas para terem seus “sons” divulgados fisicamente (LP, Fita Cassete e mais recentemente CD). Empolgados com o resultado Dal’Mas e Genari, não pararam na publicação do primeiro CD. A dupla arregaçou as mangas, encontrou novos parceiros e deu início ao trabalho do segundo álbum. As bandas do GuapoRock II, inúmeras da atualidade e que fazem sucesso em suas apresentações, são: Red Train, Rodrigo Presley, Malkavianos, Foolish, Lagarto Amarelo Blues Band, Sweet Hell, Giovani Dal’Mas (Música Instrumental), Apfelstrudel, Vesúvio e Endovenosa. As bandas terão uma música cada de autoria própria divulgada no álbum, que deverá ser lançado, se tudo correr dentro do programado, até o final de 2015.

O idealizador Dal’Mas, em entrevista, destacou o novo projeto, que começou a tomar forma com a entrada da banda Lagarto Amarelo em estúdio no dia 3 de abril.

 

Rádio Aurora: O sucesso da primeiro edição do Projeto GuapoRock motivou os idealizadores para a continuidade dos trabalhos de resgate e divulgação da música guaporense?

Giovani Dal’Mas - Sem dúvida. Na primeira edição ficamos muito apreensivos em como o projeto seria aceito, tanto pelas bandas quanto pelos apoiadores e a comunidade, e graças a um bom trabalho em equipe envolvendo todos essas pessoas, o cd ficou muito bom e recebemos um retorno muito positivo, conseguindo atingir os objetivos que eram fazer um resgate cultural, oportunizar e incentivar as bandas, enfim, promover a cultura. Além disso, fomos ainda mais longe pois conseguimos realizar alguns shows através do projeto, promover uma união ainda maior entre as bandas, inclusive alguns músicos que estavam parados estão voltando a tocar, algumas bandas novas estão se formando na cidade e recebemos vários contatos de interessados em participar do projeto que serão incluídos nas próximas edições, e tudo isso nos motiva a continuar com o trabalho.

 

Rádio Aurora: Como estão os trabalhos de gravação e elaboração do novo trabalho?

Giovani Dal’Mas - A gravação desta segunda edição está em andamento. No início tínhamos uma ideia um pouco mais abrangente de fazer um festival classificatório onde as bandas de toda a região (de qualquer estilo musical) se apresentariam ao vivo, pensamos também em fazer neste evento um envolvimento com teatro, pintura, entre outros. Porém como não conseguiríamos captar recursos suficientes, optamos por fazer uma edição como a anterior, onde dez bandas guaporenses de rock irão gravar suas próprias canções, algumas delas já estão sendo gravadas e a previsão é para o fim deste ano ou começo de 2016. É válido lembrar que festivais e eventos como o GuapoRock são grandes incentivadores e motivadores, especialmente para a juventude, e muitos músicos, inclusive aqui em Guaporé, começaram a cantar e tocar ou formaram suas primeiras bandas inspirados por estas iniciativas.

 

Rádio Aurora: A ideia dos idealizadores é fazer novamente o Festival para a divulgação do trabalho?

Giovani Dal’Mas - Sim, pretendemos fazer um show de lançamento do CD, onde as bandas se apresentarão ao vivo. Não temos nada definido mas estamos tentando viabilizar um evento ao ar livre com entrada franca, onde divulgaremos as bandas e apoiadores.

 

Rádio Aurora: O GuapoRock consiste apenas na gravação do CD ou envolve outras atividades?

Giovani Dal’Mas - Quando a gente grava um CD, tem muita coisa envolvida, como o processo criativo, a integração entre as bandas, o todo o estudo e aprendizado que se tem dentro do estúdio, na primeira edição este processo levou dez meses. Além da gravação do CD, o GuapoRock está agendando alguns shows para estas bandas e divulgando as mesmas em rádios, além disso estamos estudando em formar uma associação cultural que envolveria música e outros tipos de arte para podermos promover mais eventos, workshops e atividades. Para os próximos anos pretendemos também expandir o projeto para outros estilos musicais. Por fim, queremos agradecer àqueles que viabilizam este projeto: nossos apoiadores, e convidar aqueles que querem participar ou colaborar com o projeto. Link: www.facebook.com/GuapoRock

 

Entre os apoiadores do GuapoRock – O Rock da Nossa Terra, destacam-se: Spoli, Vênus, Farina Terraplenagem, Modessul, Rasatronic, Gráfica Fig, Natanael Ceccon, Super Paludo, Tropicaliente, RGA Studio e Embelleze. Para tornar o sonho real, bônus estão sendo comercializados ao valor de R$ 10,00 (vale-cd) pelos idealizadores e bandas que participam do projeto GuapoRock – O Rock da Nossa Terra!. A ideia é arrecadar fundos antecipadamente para a conclusão do projeto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais