Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Segunda edição do Acqua Fest reúne 39 mil pessoas, em Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Evento promovido pelo Samae e prefeitura ocorreu no Parque dos Macaquinhos e proporcionou diversas atividades gratuitas à comunidade

Foto: Ricardo Finco/Divulgação

A 2ª edição do Acqua Fest reuniu 39 mil pessoas no Parque dos Macaquinhos durante o final de semana, em Caxias do Sul. Promovido pelo Samae e pela prefeitura de Caxias do Sul, o evento era gratuito e contava com opções de cultura e lazer para toda a família. A principal atração que divertiu crianças e adultos foi o maior toboágua inflável do Brasil, com 150 metros de extensão, instalado na Rua Dr. Montaury, entre as ruas Dal Canale e Dom José Baréa. A descida no toboágua chegou a atingir 50 quilômetros por hora.

O evento também girou em torno do cunho socioambiental. O Banco de Alimentos arrecadou 800 quilos de alimentos não perecíveis, sugestão para quem fosse descer no toboágua. Os 15 mil litros de água utilizados na operação dos brinquedos foram recolhidos pelo caminhão-pipa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e serão reutilizados para regar canteiros e lavar os bancos das praças da cidade.

O AcquaFest contou com um parque de brinquedos inflável, montado dentro da quadra de esportes. A estrutura completa contou com um toboágua menor para crianças abaixo de 12 anos, futebol de sabão, piscina, prancha de surf mecânica e camas elásticas da Secretaria do Esporte e Lazer (Smel). Para aproveitar as atrações, as crianças tinham que realizar atividades disponíveis nas tendas dos parceiros dispostas pelo parque para ganhar um dinheiro fictício, os "econômis", moeda de troca do projeto Proconlândia, capitaneado pelo Procon.

Durante o Acqua Fest, foram oferecidos uma série de serviços totalmente gratuitos para o público presente nos dois dias. Mais de 200 massagens e 150 cortes de cabelo foram feitos por alunos do Instituto Mix. Cerca de 2,5 mil sementes de girassóis, papeis semente e materiais educativos foram distribuídos pela educação ambiental da Semma. As atividades de conscientização do Samae e da Codeca reuniram mais de 6 mil crianças e adolescentes que puderam conhecer mais sobre a separação dos resíduos e a importância da prevenção e uso consciente da água.

O Procon, além de promover a educação financeira, fez cerca de 600 pinturas de rosto nas crianças. A Faculdade Ideau distribuiu 500 mudas de flores, fez 300 pinturas de rosto nas crianças, 46 orientações sobre as leis relacionadas à água, 30 sobre os animais de estimação e 9 sobre Imposto de Renda.

O Corpo de Bombeiros Militar ministrou oficinas de primeiros socorros e distribuiu cartilhas educativas e a Vigilância Ambiental em Saúde esteve presente com atividades com foco na prevenção à dengue e captação de doadores de sangue para o Hemocentro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais