Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Ponto de cultura Casa das Etnias recebe circuito de cinema italiano

por Alberto Meneguzzi

rogramação especial, promovida pela Unidade de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura e contempla cinco clássicos do cinema italiano de 8 a 12 de junho

Matrimônio à italiana: um dos filmes do circuito de cinema italiano
Foto: Divulgação/ Prefeitura

Entre os dias 8 e 12 de junho acontece a primeira mostra do Circuito de Cinema Italiano, no Ponto de Cultura Casa das Etnias. A programação contempla uma série de atividades alusivas à sétima arte durante as celebrações aos 140 anos da Imigração Italiana em Caxias do Sul. A Promoção é da Unidade de Cinema e Vídeo da Secretaria da Cultura, em parceria com Circolos Trentinos, Trentini Nel Mondo e Varsóvia Educação e Cultura

Na ocasião, o Ponto de Cultura recebe uma mostra de cinema com cinco clássicos do cinema italiano: O Homem das Estrelas, de Giuseppe Tornatore, Amarcord, de Federico Fellini, Um Dia Muito Especial, de Ettore Scola, Matrimônio à Italiana, de Vittorio De Sica, e O Incrível Exército De Brancaleone, de Mario Monicelli. Todos os filmes serão exibidos com entrada franca em seu idioma original, com legendas em português.

Confira a programação completa:

8 de junho, 20h

O HOMEM DAS ESTRELAS, de Giuseppe Tornatore

L’Uomo dele Stelle, 1995 | 113 minutos | Comédia, Drama

Na Sicília dos anos 1950, um charlatão se passa por diretor de cinema e cobra 1.500 liras de cada morador que tem o sonho de se tornar uma estrela, prometendo exibir o teste aos estúdios de Roma. Mas tudo muda quando ele se apaixona pela esperançosa e bela Beata.

 

9 de junho, 20h

AMARCORD, de Federico Fellini

Amarcord, 1973 | 127 minutos | Comédia, Drama

Através dos olhos de Titta (Bruno Zanin), um garoto impressionável, o diretor dá uma olhada na vida familiar, religião, educação e política dos anos 30, quando o fascismo era a ordem dominante. Entre os personagens estão o pai e a mãe de Titta, que estão constantemente batalhando para viver, além de um padre que escuta confissões só para dar asas à sua imaginação anti-convencional.

 

10 de junho, 20h

UM DIA MUITO ESPECIAL, de Ettore Scola

Una Giornata Particolare, 1977 | 105 minutos | Comédia, Drama

Roma, 6 de maio de 1938. Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontraram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Praticamente toda a população vai ver este acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta (Sophia Loren), uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele (Marcello Mastroianni), seu vizinho, quando seu pássaro de estimação foge e ela o encontra pousado na janela dele. Gradativamente os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade.

 

11 de junho, 20h

MATRIMÔNIO À ITALIANA, Vittorio De Sica

Matrimonio all'italiana, 1964 | 102 minutos | Comédia, Romance

Durante a Segunda Grande Guerra, Domenico, um bem sucedido homem de negócios e com uma grande queda por garotas, encontra a jovem e linda Filumena em um bordel. Após a guerra, ele aluga um apartamento para ela e os dois se tornam amantes pelos 22 anos seguintes.

 

12 de junho, 20h

O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE, de Mario Monicelli

L’Armata Brancaleone, 1966 | 120 minutos | Aventura, Comédia

Brancaleone de Norcia é um cavaleiro errante que é contratado como líder de um pequeno e diversificado grupo que roubaram um pergaminho que lhes dava a posse do reino de Aurocastro. Mas a viagem até esse suposto reino dos sonhos é muito mais tortuosa que planejada.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais