Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Caxias do Sul recebe projeto Choros na Praça

por Rosangela Magalhães

Músicos caxienses levam o chorinho a praças e parques da cidade

Foto: Divulgação

 

Iniciando na semana mais animada do país, a semana de carnaval, o projeto Choros na Praça, contemplado pelo edital Financiarte 2015, nasce a partir da iniciativa de músicos caxienses em levar para o público de sua cidade a primeira manifestação musical urbana brasileira: o Choro! Seguindo a tradição deste estilo musical que surgiu do diálogo e da mescla com o popular, unindo a cultura portuguesa e africana, resultando num estilo de música inserido no contexto do cotidiano da população no século XIX, o projeto leva a Roda de Choro para parques e praças de Caxias do Sul, gratuitamente, em seis apresentações nos domingos dos meses de fevereiro e março de 2016.

Além da execução de clássicos deste estilo em praças e parques públicos da cidade, gratuitamente, o projeto tem o objetivo de dialogar com a comunidade. Através de intervenções entre as músicas, os artistas comentam para o público sobre os instrumentos típicos e sobre os principais autores que formataram o choro no Brasil. No desenvolver das apresentações, poderão ser ouvidas músicas como Brejeiro, de Ernesto Nazareth, Lamentos, de Pixinguinha, além de outras composições e autores significativo do Choro.

O Choros na Praça é executado pelos músicos Daniel Balconi (flauta transversal), Beto Scopel (trompete) Ezequiel Duarte (violão), Leonel Costa (violão), Leonardo Bottini dos Reis (pandeiro) e Tomás Savaris (Cavaquinho), eles formam o grupo Choros de Balcão, que é o protagonista deste projeto. Quando fundado, em 2013, o grupo buscou trabalhar em seu repertório os grandes clássicos do choro, interpretando autores como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Joaquim Calado, Pixinguinha, dentro outros. Com a experiência de conduzir diversas “rodas de choro” em Caxias do Sul em diversos locais da cidade, o Choros de Balcão defende a execução deste gênero musical em meio à população, democratizando o acesso à cultura em Caxias do Sul e aproximando-se do público, através da prática da Roda de Choro que não utiliza o palco e sim dialoga de perto com seu público, aproximando-os.

Serviço

Choros na Praça

07/02/2016  Domingo 16h30min Praça Dante Alighieri

14/02/2016 Domingo 16h30min  Parque Getúlio Vargas

21/02/2016 Domingo 16h30min Praça do Trem

28/02/2016 Domingo 16h30min Lagoa do Rizzo

06/03/2016 Domingo 16h30min Jardim Botânico

13/03/2016 Domingo 16h30min Praça Dante Alighieri

Obs.: Em caso de mau tempo as apresentações serão transferidas para o Zarabatana Café, Rua Luis Antunes 312.

Contato para entrevistas: Tomás Savaris 54 99477732 [email protected]

 

Tomás Savaris, foi o entrevistado do programa Temática desta segunda-feira, 01-02. Acompanhe o áudio

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais