Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Estudo aponta que fontes renováveis de energia crescem mais rápido que combustíveis fósseis pela 1ª vez

por Eduardo Borile Junior

No geral, a participação das fontes renováveis na geração de eletricidade deve subir de 23% em 2015 para 28% em 2021

Turbinas eólicas em Dronten, na Holanda.
Foto: AP | Divulgação

A busca por energia renovável é constante em todo mundo. A utilização massiva dos combustíveis fósseis torna a escassez da matéria inevitável. E as perspectivas são otimistas! Um relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia (IEA) revela o crescimento da capacidade de produção de energia renovável nos últimos anos. Em 2015, o índice chegou ao maior nível, atingindo a marca de 153 gigawatts, o que representa um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

Apenas no ano passado, as fontes de energia renovável representaram mais da metade de toda a nova geração energética do mundo. As estatísticas representam um marco importante e sem precedentes, indicando um futuro brilhante para a energia eólica e solar, que, atualmente, representam cerca de três quartos do total produzido. Ao realizar uma simples comparação: o do crescimento das fontes renováveis registrado no ano passado, é o equivalente à capacidade atual de energia do Canadá. Cerca de meio milhão de painéis solares foram instalados por dia na Terra, em 2015.

Os dados enfatizam o compromisso mundial firmado no ano passado durante a Conferência do Clima da ONU, em Paris. Conforme especialistas, o crescimento das fontes renováveis é atribuído a políticas governamentais de apoio, e também à redução do custo da energia solar e eólica. A IEA projeta um crescimento de 42% na capacidade global de energia renovável nos próximos cinco anos. No geral, a participação das fontes renováveis na geração de eletricidade deve subir de 23% em 2015 para 28% em 2021. É pouco mais de um quarto de toda a eletricidade que o mundo precisa, portanto, ainda há um longo caminho a percorrer.

Se havia alguma dúvida de que o futuro está nas fontes renováveis, esse estudo deve acabar com os questionamentos. E conforme os preços da energia solar e eólica continuarem a cair, formas tradicionais de energia não vão mais compensar – tanto economicamente quanto ambientalmente.

Qual é a tua opinião a respeito desse assunto?

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais