Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Assinado protocolo de apoio à instalação do cluster gaúcho em tecnologia para saúde

por Ivan Sgarabotto

O complexo reunirá indústrias, universidades, centro de pesquisas e hospitais

Foto: Luiz Chaves

O governador José Ivo Sartori assinou, nesta terça-feira, 26, na Alemanha, protocolo com o Medical Valley para apoiar a instalação de cluster gaúcho na área de tecnologias para a saúde.

O complexo reunirá indústrias, universidades, centro de pesquisas, hospitais e o Estado, por meio de suas secretarias relacionadas e autarquias e deve ser instalado na região de São Leopoldo.

O diretor executivo do Medical Valley, Tobias Zobel, disse que após dois anos de análise no Brasil em infraestrutura científica, chegaram ao Sul do país onde descobriram bom potencial para utilizar sua expertise, o que vai facilitar a experiência adequada.

Na Alemanha, o Medical Valley possui mais de 500 empresas, entre companhias de grande porte e startups, 16 universidades e mais de 40 instituições de saúde. O Rio Grande do Sul dará importante passo na direção de se consolidar como estado de referência na oferta de produtos e serviços inovadores em saúde avançada. A intenção é que os primeiros contratos operacionais ocorram até agosto deste ano e a instalação das primeiras empresas, em 2016 ou 2017. A infraestrutura que virá para o RS será similar à existente em Erlangen, a 27 quilômetros de Nuremberg.

Em reunião com o governador, no início de maio, Tobias Zobel, destacou que os principais hospitais gaúchos investem até R$ 2 bilhões em compra de novas tecnologias. Isto é uma oportunidade para geração de inovação local. Com a implantação do cluster de tecnologias para a saúde, esses recursos podem ficar no Rio Grande do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais