Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Conheça mais detalhes dos benefícios da energia solar fotovoltaica

por Davi Trintinaglia

Economia de energia pode superar R$ 100,00 por mês

Foto: Dirceu Tedesco/Rádio Veranense

Um sistema de energia solar fotovoltaico, também chamado de sistema de energia solar ou, ainda, sistema fotovoltaico, é um sistema capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar. Existem dois tipos básicos de sistemas fotovoltaicos: Sistemas Isolados e Sistemas Conectados à Rede.

Os Sistemas Isolados são utilizados em locais remotos ou onde o custo de se conectar a rede elétrica é elevada. São utilizados em casas de campo, refúgios, iluminação, telecomunicações e bombeamento de água. Já os Sistemas Conectados à rede substituem ou complementam a energia elétrica convencional disponível na rede elétrica.

O sistema fotovoltaico possui quatro componentes básicos:

- Painéis solares: fazem o papel de coração, “bombeando” a energia para o sistema. Podem ser um ou mais painéis e são dimensionados de acordo com a energia necessária. São responsáveis por transformar energia solar em eletricidade.

- Controladores de carga: funcionam como válvulas para o sistema. Servem para evitar sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, aumentando sua vida útil e desempenho.

- Inversores: cérebro do sistema, são responsáveis por transformar os 12 V de corrente contínua (CC) das baterias em 110 ou 220 V de corrente alternada (AC), ou outra tensão desejada. No caso de sistemas conectados, também são responsáveis pela sincronia com a rede elétrica.

- Baterias: trabalham como pulmões. Armazenam a energia elétrica para que o sistema possa ser utilizado quando não há sol.

A reportagem da Rádio Veranense conversou com Igor Costella, da Empresa Enertec Materiais Elétricos, de Veranópolis. Segundo ele, seis placas solares chegam a consumir 150 a 180kw, gerando uma economia superior a R$ 100,00 por mês no gasto com energia elétrica. Costella destacou a utilização de energia solar fotovoltaica é uma tendência mundial.

Ouça a entrevista com Igor Costella.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais