Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Campanha de coleta responsável de televisores é realizada na Região da Serra Gaúcha

por Ivan Sgarabotto

Ao todo, 38 pontos de coleta estão disponíveis no Rio Grande do Sul

Foto: Agência Brasil

Encontrar um destino adequado para os eletrônicos quebrados é um dos principais desafios da atualidade. Muitos desses produtos não podem ser descartados no lixo comum, pois possuem metais tóxicos que contaminam o meio ambiente. Com o desligamento do sinal analógico de TV, que já começou na região e será concluído em 31 de janeiro, muitas pessoas podem aproveitar para descartar televisores quebrados ou trocar aquele televisor antigo – o que não é necessário, uma vez que, com o conversor instalado e antena adequada, qualquer televisor pode transmitir a programação de TV aberta por meio do sinal digital. 

A Seja Digital, entidade responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil, em parceria com o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) disponibiliza 2 pontos de coleta em Bento Gonçalves e 2 em Caxias do Sul. A ação tem como objetivo estimular o descarte correto e responsável de televisores e outros equipamentos eletrônicos. O projeto ocorre até o dia 31 de janeiro de 2018  os pontos funcionam de segunda a sexta-feira.

Além da coleta, a Seja Digital, que tem como missão informar e orientar a população sobre essa mudança, disponibiliza um espaço para o tema no site www.sejadigital.com.br/recicle. Ali, é possível saber mais informações sobre o descarte adequado e encontrar o ponto de coleta mais próximo de cada residência, por meio do CEP.

Mudança do sinal de TV

O sinal analógico de TV será desligado de forma definitiva em 107 cidades gaúchas em 31 de janeiro. Após essa data só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. As famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal têm direito a um kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto. Para saber se tem direito e agendar a retirada do kit em um dos pontos disponibilizados pela entidade, basta ligar para 147 ou acessar o site sejadigital.com.br/kit, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. 

Para ter acesso à programação da TV digital, que já está disponível na região, é necessário instalar os equipamentos. O processo é simples e o mais indicado é instalar sua antena no telhado de casa. Depois, conecte o conversor à sua TV e faça a sintonia dos canais. Se ainda tiver dúvidas, ligue gratuitamente para o 147.

Serviço:

Pontos de coleta para o descarte correto de televisores e outros equipamentos eletrônicos:

Caxias do Sul

Ambe Gerenciamento de Resíduos  BR 116 Km151 Nº 3523 - Bairro Cristo  Redentor

Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

Pioneiro (AMOB)

Rua Frederico Bergman S\Nº  Bairro Pioneiro

Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

Bento Gonçalves

AAECO Assoc. Ativista Ecológica – Av. Osvaldo Aranha, nº 493

Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

Colégio Marista N.S Aparecida - Ramiro Barcelos, 307 – Bairro Centro

Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais