Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Tênis do filme 'De volta para o futuro' será lançado em novembro

por Eduardo Borile Junior

Calçado é resultado de 28 anos de troca de ideias e 11 de investimento em pesquisa

Marty McFly aprovou. E você?
Foto: Wired | Divulgação

Já faz mais de 27 anos que um dos maiores clássicos do cinema cult, o filme De volta para o futuro 2 (Back to the Future Part II) foi lançado. Não raras vezes, a produção de 1989 é lembrada por “profetizar” algumas tecnologias tão normais quanto necessárias em nosso dia-a-dia, atualmente. Foi assim com os óculos multiuso, as portas com leitura de impressão digital, as videochamadas pela TV, filmes em 3D, entre outras. E parece que mais uma delas está prestes a se tornar realidade: o tênis que se adapta aos pés.

A líder do segmento esportivo, a empresa americana Nike, anunciou essa semana que os tênis HyperAdapt 1.0 (foto) começam a ser vendidos no dia 28 de novembro nos Estados Unidos. O modelo se adapta aos pés devido aos sensores, bateria, motor e sistemas de cabo que, baseados em uma função algorítmica de pressão, apertam até sentir o atrito. Assim, quando uma pessoa veste o tênis, ele se “auto amarra”. Para facilitar a utilização, o modelo tem dois botões próximo da “língua” através dos quais o usuário ajusta, manualmente, a firmeza do encaixe (veja o vídeo abaixo).

Conforme a Nike, foram necessários 28 anos de troca de ideias e mais 11 de investimento em pesquisa para chegar à atual tecnologia.  A tendência é que diante do alto custo do calçado, o modelo seja utilizado somente em esportes de alto nível que exigem maior conforto e precisão. Embora não tenham sido detalhadas a disponibilidade e o preço do tênis, a empresa não descarta estender a tecnologia para as outras linhas de produtos.

No ramo da tecnologia, o que mais falta ser inventado? Comente abaixo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais