Conectado

Cientistas descobrem como transformar gás carbônico em combustível

por Eduardo Borile Junior

Descoberta acidental pode contribuir para a criação de novas tecnologias no intuito de minimizar os efeitos do aquecimento global

Cientistas do Laboratório Nacional Oak Ridge fizeram a descoberta, quando tentavam transformar CO² em combustível.
Foto: Oak Ridge National Laboratory | Divulgação

A poluição do ar é uma das principais preocupações do futuro. Com foco na sustentabilidade, a busca por fontes de energia mais eficientes e menos poluidoras é um objetivo constante nas pesquisas realizadas mundialmente. Entretanto, apesar de todo o esforço, algumas descobertas são frutos do acaso. E foi exatamente assim que pesquisadores dos EUA descobriram uma reação química para transformar gás carbônio (CO²) em etanol.  O acidente pode contribuir para a criação de novas tecnologias no intuito de minimizar os efeitos do aquecimento global.

O cientistas do Laboratório Nacional Oak Ridge, no Tennessee, EUA fizeram a descoberta, quando tentavam transformar CO² em combustível, através de reações químicas. Eles usaram uma combinação de cobre e carbono em uma superfície de silício como catalisador.  No processo, ao aplicar pequenas voltagens para ativar a reação química, conseguiram fazer uma solução de dióxido de carbono dissolvido em água se transformar em etanol. A substância pode ser usada em geradores de energia e também em veículos.

Conforme os pesquisadores, as vantagens do processo para outras formas de conversão de CO² em combustível são muitas: para começar, o resultado final é o etanol, que já é amplamente usado como combustível. Além disso, o processo funciona em temperatura ambiente, sem exigir energia extra para ser realizado. Eles já projetam, em um futuro próximo, tornar o processo ainda mais eficiente, além de estudar melhor as propriedades e comportamento da substância descoberta (confira o vídeo abaixo).

O que você achou dessa notícia? Tens sugestões de assuntos que podem ser tratados nesse blog? Comente abaixo e encaminhe sua ideia e-mail para [email protected].

Via Gizmodo.