Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Cientistas criam teste de HIV com USB que promete resultado em 30 minutos

por Eduardo Borile Junior

Pouco maior que um pendrive, o dispositivo precisa apenas de uma gota de sangue para fazer as medições

A tecnologia é descartável e promete mostrar o resultado do teste em apenas 30 minutos
Foto: Daily Mail | Divulgação

Um grupo de cientistas britânicos desenvolveu um novo tipo de teste de HIV que pode ser conectado a um computador via USB. Eles afirmam que o dispositivo é capaz de detectar a presença do vírus em uma gota de sangue. A tecnologia é descartável e promete mostrar o resultado do teste em apenas 30 minutos, o que aceleraria as coisas, tendo em vista que os métodos atuais podem demorar dias para produzir uma resposta. 

Pouco maior que um pendrive, o dispositivo precisa apenas de uma gota de sangue para fazer as medições. Aí basta conectá-lo a um computador para que os mecanismos sejam acionados e as medições sejam realizadas. Estes testes podem ser muito importantes para o auxílio a pacientes em regiões remotas e também em outras onde os testes comuns são de difícil acesso.

Como funciona?

Quando o sangue é colocado no sensor do dispositivo, o equipamento faz verificações do nível de acidez do sangue. O chip então converte estas informações em sinais elétricos e isso é enviado até o smartphone ou computador, sendo que o resultado é mostrado em um aplicativo especialmente produzido para isso.

Esta tecnologia pode ajudar os portadores de HIV a manterem seus diagnósticos atualizados para que os tratamentos sejam acompanhados com regularidade, permitindo ações rápidas caso alguns tratamentos percam o efeito. Agora, os cientistas querem levar isso também para testes com outros vírus (como o da hepatite, por exemplo) em zonas remotas do planeta.

Por enquanto, o dispositivo USB ainda está em fase de testes e não há estimativa de quando ele vai chegar ao mercado. 

Via Canaltech e Tecmundo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais