Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Projeto BIO H2 recebe novos equipamentos

por Ivan Sgarabotto

Os equipamentos permitem o estudo de padrões de mistura em reatores, visualizações de fluxo, padrões de turbulência e campos vetoriais em 3D

Foto: Claudia Velho

O projeto de pesquisa “BIO H2 - Digestão Anaeróbia de Resíduos e Efluentes Agroindustriais para a Produção de Biohidrogênio e Bioprodutos de Alto Valor Agregado”, realizado por pesquisadores da UCS desde março de 2012 em parceria com a Petrobras, recebeu, nesta semana, técnicos responsáveis para a montagem de mais um equipamento que auxiliará o desenvolvimento dessa pesquisa, que tem como objetivo a obtenção de hidrogênio como gás principal, a partir de resíduos da agroindústria, utilizando como matéria-prima vinhoto (resíduo da produção de etanol) e glicerol (resíduo da produção de biodiesel).

Os equipamentos são um Particle Image Velocimetry (PIV), Laser Induced Fluorescence temperature (LIF - Temperatura) e Shadow Particle Sizing, que permitem o estudo de padrões de mistura em reatores, visualizações de fluxo, padrões de turbulência e campos vetoriais em 3D. Com isso, segundo o coordenador da pesquisa, professor Lademir Luiz Beal, “é possível otimizar a configuração de reatores e uma grande gama de situações envolvendo turbulência, correntes de densidade, seja de líquido ou gás”. Nesses aspectos, os estudos serão realizados em sistemas monofásicos (líquido), bifásico (mistura líquido-gás) e trifásico (mistura líquido-gás-sólido).

Dessa forma o "scale up" de processos e reatores desenvolvidos no LATAM serão elaborados de forma mais segura e confiável, em relação aos resultados esperados.

O equipamento – adquirido pelo projetto BIO H2 em convênio com a Petrobrás – custou em torno de U$ 240.000,00 e foi instalado no Laboratório de Tecnologias Ambientais (LATAM) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Para a instalação, a UCS recebeu os técnicos Fábio Savassi, da Quantum Tech (do Brasil) e Steve Anderson, da LaVision inc. (dos Estados Unidos).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais