Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Autoexposição nas redes sociais é o tema de encontro realizado pelo Procon Caxias

por Caroline Rosa

O objetivo é qualificar coordenadores e diretores pedagógicos sobre o uso consciente da internet por jovens

Foto: Agência Brasil

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Caxias do Sul está com uma iniciativa de orientação sobre o uso consciente da internet. O objetivo do projeto, que faz parte do Procon Digital, é alertar para os perigos de expor dados e a vida pessoal nas redes sociais. Por isso, no dia 14 de maior o Programa de Proteção vai promover um encontro com coordenadores e diretores pedagógicos da rede ensino municipal para a apresentação de materiais didáticos sobre o assunto. Isso porque, os jovens são os mais vulneráveis na internet. Segundo o diretor, as crianças e adolescentes da atualidade vivem em um meio virtual, mas são ensinados por adultos que cresceram em um mundo analógico, o que muitas vezes resulta em falta direcionamento adequado.

“A questão é que a nossa geração nasceu e cresceu sem essa tecnologia. Por isso, nós estamos mais acostumados a ter um olhar crítico a esse tipo de comportamento. Elas já crescem com essa tecnologia como se fosse algo padrão e não tem esse senso crítico em certas situações comportamentais”, explica.

Porém, apesar de serem mais vulneráveis, as novas gerações não são as únicas que podem sofrer as consequências da autoexposição. Por isso, Horn explica que, às vezes, disponibilizamos nossos dados sem nem percebemos, como no caso de serviços de streaming como o Netflix e mecanismos de pesquisa como o Google. Assim, as recomendações são válidas para todas as fases da vida, uma vez que a internet está cada vez mais presente em nosso cotidiano.

 

Quer saber mais sobre proteção de imagem e dados na internet? Confira a entrevista completa com Luiz Fernando Horn em áudio através do link (abaixo da foto).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais