Conectado

Vegetação tem "freado" o aumento da poluição atmosférica nos últimos anos

por Eduardo Borile Junior

O crescimento de gás carbônico entre 2002 e 2014 se manteve estável, conforme estudo

As plantas estão retirando mais carbono da atmosfera para realizar a fotossíntese e estão queimando menos carbono para ter energia.

A vegetação está ajudando a impedir o acúmulo de gás carbônico na atmosfera terrestre em um grau considerável, segundo um novo estudo divulgado recentemente por pesquisadores de Berkeley Lab. Embora seja uma boa notícia, isso não é o suficiente para deter o aquecimento global e provavelmente é um efeito temporário, já que a resposta da Terra para as mudanças climáticas é muito complexa.

A publicação científica revela que a taxa de crescimento de CO² vinha subindo de forma constante ao longo do final do século XX, mas entre 2002 e 2014 ela se manteve estável. Conforme os pesquisadores da divisão de clima e ecossistemas da Berkeley Lab analisaram os dados do Global Carbon Project no ano passado e notou uma pausa no ritmo de aumento do dióxido de carbono na atmosfera.

A análise, que foi publicada na revista Nature Communications, apontou dois fatores responsáveis pela aparente desaceleração no acúmulo de gás carbônico na atmosfera: as plantas estão retirando mais carbono da atmosfera para realizar a fotossíntese e estão queimando menos carbono para ter energia.

Qualquer pesquisa que destaque o papel da vegetação no controle do CO² nos lembra que restaurar as florestas é uma das melhores estratégias para compensar as emissões de carbono. Com o acordo climático de Paris, muitos países de se comprometeram fazer justamente isso para diminuir os efeitos do aquecimento global. No final das contas, só tem uma coisa que vai evitar as piores consequências da mudanças climática: acabar com o consumo de combustível fóssil.

Via Gizmodo