Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Celulares do Rio Grande do Sul ganham nono dígito a partir deste domingo

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Medida atinge, além dos gaúchos, os estados de Santa Catarina e Paraná

Foto: Divulgação

Os usuários de telefonia móvel no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná irão adotar o nono dígito a partir deste domingo, 06 de novembro. De acordo com a Anatel, a partir desta data, o dígito 9 deverá ser acrescentado à esquerda dos atuais números cujo DDD é 51, 53, 54 e 55, além do 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48 e 49.

Para não ter de atualizar manualmente toda a agenda de telefones com o nono dígito, diversos aplicativos estão disponíveis para a atualização, os quais acrescentam automaticamente o dígito 9 a todos os telefones. Entre os aplicativos, estão o “Vivo 9º digito” e o “Embratel 9º dígito”.

Nos três estados do Sul, as ligações feitas digitando apenas oito números serão completadas até 15 de novembro de 2016. Do dia 16 de novembro até o dia 13 de fevereiro de 2017, quem fizer a ligação com oito dígitos vai ouvir uma mensagem sobre a mudança. Depois de 13 de fevereiro, apenas as ligações com nove dígitos serão completadas.

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são os últimos estados brasileiros a adotarem a mudança, que iniciou em 2012 por São Paulo. A medida adotada pela Anatel visa aumentar a disponibilidade de linhas de celular.

Confira mais detalhes na entrevista feita pelo jornalista Evandro Fontana, da Redesul de Rádio, com o Gerente de Certificação e Numeração da Anatel, Albino Amaral, clicando no link “Escute a notícia”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais