Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Chegada dos primeiros moradores marca a abertura do Recanto da Compaixão Frei Salvador Pinzetta

por Clayton Camargo

Serão cinco idosos a ocupar o LAR a partir de 1º de abril. Entre os moradores estão senhoras de 114 e 102 anos de idade

Foto: Beverli Rocha

O início do novo mês também será um marco no Recanto da Compaixão, pois na próxima segunda-feira (1º/04), o espaço será aberto aos cinco primeiros moradores que serão recebidos no local às 14h pelo Frei Jaime Bettega, pela equipe de funcionários que vão atuar na instituição e convidados.

O número de residentes inicia com cinco, mas gradativamente chegarão novos moradores até a capacidade máxima de 47 pessoas nesta primeira etapa dos 1.406,40m² de área concluída no primeiro andar do prédio. Enquanto as obras continuam no primeiro e segundo subsolo, espaços da cozinha, lavanderia e refeitório do térreo – foram adaptados para viabilizar o uso e funcionamento. A decisão de abrir dessa forma, foi tomada diante da alta demanda de famílias que não tem mais condições de cuidar de seus idosos e a urgência de alguns casos. Levando em consideração que o andar já tem a infraestrutura mínima para acolher pessoas idosas e os atrasos na finalização total das obras na Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) devido ao clima nos últimos meses – o que poderia obsoletar móveis e equipamentos já disponíveis, decidiu-se abrir imediatamente.

Vidas centenárias

Entre os primeiros moradores estão Albertina Alves de Albuquerque, nascida em Bom Jesus, registrada em Caxias do Sul em 1909. Dona Albertina está para completar 115 anos de idade. É a moradora mais velha de Caxias do Sul e já foi notícia muitas vezes devido a sua longevidade. Dedicou a vida ao meio rural, viveu o tempo da escravidão, ficou viúva duas vezes. Sofreu de amor perdido na última e apesar da idade avançada, ainda costura.

Outra moradora centenária (nome preservado a pedido da família), nasceu em Vacaria em 1921. Migrou para Caxias do Sul onde reside e atualmente está com 102 anos de idade. Os esquecimentos fazem ela acreditar que está na fase jovem e ainda espera pelos passeios de carreta da juventude. A casa onde vive, não tem a acessibilidade necessária para a idosa e a filha que cuida já tem mais de 70 anos.

Os demais moradores dessa primeira entrada têm idades entre 70 e 85 anos.

A equipe de funcionários

Para iniciar o funcionamento na ILPI, o time é composto de enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores, limpeza geral, pessoal de cozinha, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, administrativo e coordenação.

Seleção dos moradores

Em setembro de 2023 foi aberto o cadastramento de interesse em vaga pelo site do Recanto da Compaixão Frei Salvador Pinzetta e também foram feitos mutirões de atendimento presencial para ajudar no preenchimento do cadastro. A procura também veio de forma espontânea e de outros serviços sociais da cidade como o Lar da Velhice, Associação Mão Amiga, Comissão do Idoso da Câmara de Vereadores, entre outros. Foram analisados mais de 130 cadastros e submetidos aos critérios da assistência social.

O Recanto da Compaixão Frei Salvador Pinzetta começa a funcionar sem convênio ou repasse de recursos públicos, mas já busca credenciamento em prefeituras para garantir viabilidade econômica.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais