Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Banco de Alimentos precisa de voluntários para o Sábado Solidário

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

O número de pessoas que ajudavam na coleta de doações nos supermercados diminuiu 75% se comparado a antes da pandemia

Foto: Divulgação / Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos retomou o Sábado Solidário – principal ação de coleta de alimentos não perecíveis – em julho deste ano, após a pausa ocasionada pela pandemia de Covid-19. Realizada geralmente no segundo sábado de cada mês, a iniciativa ocorre em 40 mercados de Caxias do Sul para arrecadar os donativos que, posteriormente, são distribuídos para 104 entidades cadastradas junto ao Município.

Para ajudar na sensibilização das pessoas para a importância das doações, voluntários ficam na entrada dos estabelecimentos participantes distribuindo panfletos da campanha e fornecendo informações sobre o trabalho do Banco de Alimentos. Desde a retomada, contudo, a entidade não conseguiu um número de voluntários suficiente para cobrir todos os pontos de arrecadação. Antes da pandemia eram 120 voluntários cadastrados para ajudar na mobilização, atualmente menos de 30 pessoas estão participando do Sábado Solidário.

A falta de pessoal, aliada à alta dos preços de alimentos, reflete numa queda de cerca de 50% das arrecadações mensais. Antes da pandemia, em cada edição do Sábado Solidário eram arrecadadas, em média, 10 toneladas de alimentos não perecíveis, hoje não chega a 5 toneladas.

Conforme a gerente de Segurança Alimentar da entidade, Luana Mugnaga, a presença das pessoas é muito importante: “O Banco complementa cerca de 12 mil refeições por dia. E pra atender essa demanda que vem crescendo, precisamos aumentar essa arrecadação, mas estamos com essa dificuldade de falta de voluntários”.

As pessoas interessadas em participar do Sábado Solidário de forma voluntária devem entrar em contato pelo telefone (54) 3211-5943 ou pelo e-mail [email protected]. Para este ano, estão previstas mais duas edições da campanha, uma no dia 06 de novembro e outra no dia 11 de dezembro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais