Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Comunidade senegalesa de Caxias do Sul promove ato pela Paz

por Ronaldo Velho Bueno

Manifestação pede justiça pela morte de Cheik Tidiane, ocorrida na quinta-feira (25/02)

Marcha dos Migrantes em 2015, no Monumento ao Imigrante
Foto: Divulgação

A comunidade senegalesa de Caxias do Sul promove, na tarde deste sábado (27/02), um ato pela Paz. A concentração está marcada para as 16h, na Praça Dante Alighieri, no centro da cidade. O principal objetivo do movimento é pedir justiça pela morte do jovem Cheikh Tidiane, de 28 anos, ocorrida na última quinta-feira (25/02). Conforme a coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul, irmã Maria do Carmo Gonçalves, a manifestação também fará um convite à construção de uma cultura de paz e não-violência. (Acompanhe em áudio)

Irmã Maria do Carmo, que trabalha continuamente com os novos imigrantes de Caxias do Sul, relata que situações envolvendo intolerância étnica continuam acontecendo no país e na região. No entanto, a religiosa percebe um aumento na conscientização sobre a importância de combater todos os tipos de preconceito. Essas iniciativas estão sendo incentivadas, principalmente, nos ambientes de ensino.

De acordo com a coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante, o fluxo migratório Senegal-Brasil diminuiu de intensidade nos últimos meses, mas ainda é registrado.A irmã relata que pequenos grupos, de oito a dez pessoas, continuam chegando semanalmente em Caxias do Sul. A diferença é que a maioria acaba deixando a cidade por falta de oportunidade de trabalho. Atualmente, cerca de 1.500 senegaleses residem e trabalham na cidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais