Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Campanha pede instalação de uma unidade da AACD em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Pablo Ribeiro

Pais de crianças com paralisia cerebral foram motivados a criar um projeto para trazer uma unidade da AACD a Caxias

Foto: Divulgação

Rafael Gomez Bado é pai dos gêmeos Henrique e Miguel, de 6 anos. Henrique nasceu com a chamada hidropsia, a falta de oxigenação no cérebro, e hoje tem paralisia cerebral. A mesma condição acomete a menina Laura, filha de Vitor Vaz Goulart. Amigos de longa data, Rafael e Vitor foram motivados a criar um projeto que tem como objetivo recolher assinaturas, como forma de representar o apoio popular para a instalação de uma unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) em Caxias do Sul. A campanha conta ainda com o apoio do Frei Jaime Bettega e de Marcelo Fortuna, que trabalhou nos projetos de acessibilidade da Prefeitura de Caxias do Sul. Conforme Rafael, estas crianças precisam de um atendimento de qualidade. “A AACD tem vários atendimentos de qualidade e isso que nos moveu a pensar em trazer um atendimento desse a Caxias do Sul. Entre 2017 e 2018 foi realizada uma pesquisa que mostrou que em Caxias há entre 19 e 21 mil pessoas com deficiência”, diz.

A AACD é uma organização sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico-terapêutica de excelência em Ortopedia e Reabilitação. A Instituição atende pessoas de todas as idades, recebendo pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e particular. As unidades da AACD são de tratamento intensivo, para todos os tipos de deficiência ou problemas de saúde, com apoio profissional qualificado, ajudando a população a reintegrar e socializar. Além disso, também tem a atribuição de dar suporte às famílias através de aparelhos, acompanhamento psicológico, entre outros.

Atualmente, a AACD possui nove Unidades espalhadas pelo Brasil, que contam com equipes multidisciplinares especializadas. No Rio Grande do Sul, a capital Porto Alegre conta com uma unidade da instituição. São Paulo conta com cinco unidades; Minas Gerais, duas; e a outra unidade da AACD fica em Pernambuco.

Rafael explica como a campanha irá ocorrer. “Primeiro precisamos do apoio popular, através do abaixo-assinado online. Depois solicitaremos ao prefeito Adiló Didomenico (PSDB) a doação de um terreno público para a instalação da unidade AACD em Caxias. Também pediremos ajuda dos vereadores e do prefeito para interceder junto ao Superintendente Geral da AACD, Valdesir Galvan, para que a gente possa trazer pra cá essa benfeitoria”.

Para manter uma unidade da AACD em Caxias do Sul, Rafael explica que a instituição atende por meio do SUS, mas depende de doações de empresas e de pessoas físicas, que são feitas através do site da entidade e também por meio da campanha do Teleton, promovida anualmente pelo SBT. “Mesmo aqueles que não tem filhos PCD’s, é preciso ter empatia. O abaixo-assinado online não custa nada, ele é rápido e que vai dar uma importância muito grande”.

Para ajudar, há uma página no Facebook chamada “Movimento AACD para Caxias”, onde existe o link do abaixo-assinado: https://bityli.com/1RCtw.

Dúvidas, basta entrar contato através do WhatsApp: (54) 9 9634-5026.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais