Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Hospital Geral necessita de doações de fraldas e produtos de higiene

por Isadora Helena Martins

Segundo instituição, estoque deve durar apenas até esta sexta-feira (28). O HG também recebe brinquedos e materiais escolares utilizados na recreação terapêutica de pacientes.

Foto: Divulgação: Luana Dutra / Hospital Geral

O Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul está com os estoques de fraldas e produtos de higiene com os dias contados. Devido à queda drástica de doações e a demanda elevada, a instituição tem fraldas disponíveis apenas até sexta-feira (28).

Antes da pandemia do coronavírus, a instituição, que é 100% SUS, tinha a demanda suprida por voluntários e ações de entidades beneficentes como clube de mães e o Rotary Club. Porém, com a impossibilidade de realização de atividades voluntárias, a arrecadação que girava em torno de 6 mil fraldas em um mês caiu para pouco mais de 1,1 mil unidades.

Conforme a Coordenadora de Projetos Sociais e de Recreação Terapêutica Hospitalar do HG, Silvana Maziero, são entregues cerca de 7 mil fraldas por mês aos pacientes internados. Ela explicou que a ação faz parte do atendimento humanizado realizado na instituição. “No momento da urgência, da emergência ou até devido a um procedimento médico o paciente pode vir usar fralda. E até que ele consiga se organizar, conversar com a família ou a família conseguir comprar esse material, a gente pensa que o hospital e a comunidade podem estar suprindo. É como se fosse um carinho para o paciente ficar mais tranquilo e família também até se organizar para adquirir o material”, afirmou.

O mesmo ocorre com produtos de higiene como sabonetes, creme dental, escova de dente, absorvente, lenço umedecido, hidratante, xampu, entre outros. “Eu tenho certeza que quando surge uma emergência a gente não lembra de levar isso para o hospital. E nós atendemos a 49 municípios, alguns são distantes, até chegar no Hospital Geral e fazer todo o processo, o mínimo que a gente pode estar oferecendo é esse material de higiene até a família se organizar”, completou Silvana.

No momento, os itens mais necessários são: fraldas para adultos, tamanhos G e GG e fraldas RN (recém-nascido) utilizadas na UTI neonatal.

Além do fornecimento de materiais de higiene, outro viés de atendimento humanizado da instituição é a recreação terapêutica. Para a realização do serviço, ao HG também recebe doações de materiais como lápis de cor, giz de cera, massinha de modelar, brinquedos que são utilizados pelas crianças que estão internadas.

As doações podem ser entregues nas recepções do Hospital Geral. Silvana destaca que não precisa acessar o interior do hospital, ou seja, a ação ocorre de forma totalmente segura. Ouça a entrevista completa AQUI.

O HG está localizado na R. Prof. Antônio Vignole, 255, no bairro Petrópolis, em Caxias do Sul.    

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais