Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Fórum Social Mundial debate inclusão social e autonomia das pessoas com deficiência

por Ivan Sgarabotto

Segundo o último Censo do IBGE, o Brasil possui 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs)

Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Pela primeira vez, desde a sua primeira edição, em janeiro de 2001, o Fórum Social Mundial (FSM) coloca em foco as questões relacionadas às pessoas com deficiência. Em sua participação na abertura do I Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência, na tarde desta segunda-feira, 23, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a secretária de Políticas Sociais e do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, destacou a importância de debater os direitos e as potencialidades, bem como os desafios que devem ser enfrentados para a ampliação da autonomia das pessoas com deficiência.

Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs). Ou seja, cerca de 24% da população brasileira é composta por pessoas que declaram possuir algum tipo de deficiência. Para a secretária Maria Helena Sartori, as pessoas com deficiência ainda enfrentam a desinformação, a dificuldade de acessibilidade, a falta de oportunidades e o preconceito.

Logo após a abertura do I Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência, foi realizado o Seminário Pessoas com Deficiência (PCDs), que teve como tema 'Trabalho e Perspectivas para o Futuro'.

Também estavam presentes, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa), Liza Cenci; o diretor-presidente da Faders – Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof; a secretária do Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Maria de Fátima Záchia Paludo; o secretário especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Moisés Bauer Luiz; a auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Ana Maria Machado da Costa; o presidente do RS Paradesporto, Luiz Claudio Portinho Dias; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede), Paulo Kroeff; e o promotor de Justiça Mauro Luis Silva de Souza.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais