Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Comunidade Down ocupa tribuna para pedir inclusão social, em Caxias

por Ivan Sgarabotto

Semana especial criada por lei estadual destaca pessoas com síndrome

Crianças com Síndrome de Down (SD) e seus familiares ocuparam o plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul na manhã desta quarta-feira, 22. Elas integram a Comunidade Down Caxias, que teve espaço na tribuna livre para destacar a importância da inclusão dessas pessoas na sociedade. Foi mais uma ação da 1ª Semana Estadual de Conscientização sobre Síndrome de Down.

A presidente da Comunidade, Tânia Mara da Rocha, ressaltou que a aceitação familiar é o primeiro passo para inclusão da criança com SD. Ela acrescenta que após a inclusão, o próximo passo será conquistar reconhecimento dessas pessoas como cidadão.

Também ocupou a tribuna para falar do tema o deputado estadual Eduardo Loureiro, pai de um menino com SD que tem atuado pelo aumento das políticas públicas para pessoas com a síndrome. O parlamentar é autor da lei 14.866, de 11 de maio de 2016, que criou a Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down.

Loureiro  explicou que a SD não é uma doença, mas uma alteração genética.

De hoje até o dia 28, o Espaço Cultural Mário Crosa, no subsolo do prédio do Legislativo, abriga a exposição fotográfica “O amor não conta cromossomos”, de Laura Chiaradia. O trabalho inclui fotos de adultos, que ficarão expostas na Câmara, e de bebês, para visitação no Shopping San Pelegrino.

Ainda na Semana de Conscientização, às 14h de quinta-feira haverá palestra com Cristiano Refosco, autor da coleção “Era uma vez um conto de fadas inclusivo”, na Secretaria Municipal de Educação.

No mesmo dia, na loja Magnabosco, às 19h, a atração é um desfile inclusivo produzido pelo curso de Moda e Estilo da UCS. Domingo, às 15h, a ação será a caminhada “Inclusão já!”, com saída da Praça da Bandeira e chegada no Parque Cinquentenário.

A semana também terá atividades em outros locais da cidade, como faculdades e hospitais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais