Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Escola Helen Keller desenvolve projeto que aproxima comunidades surda e ouvinte

por Isadora Helena Martins

Por meio de agendamento, a comunidade em geral pode fazer visitas à escola

Foto: Divulgação

Com o objetivo de levar a toda a sociedade caxiense o conhecimento do trabalho realizado com a comunidade surda, a Escola Helen Keller criou um projeto que oportuniza às pessoas uma visita na instituição. A iniciativa ocorre por meio de agendamentos de visitas para estudantes, professores e comunidade em geral irem até a Helen Keller conhecer como é a rotina da escola e como é o processo de aprendizagem dos surdos.

Conforme a coordenadora pedagógica do turno da manhã da instituição, Silvana Regina Vencato Pinto, as visitas também tem o intuito de aproximar as pessoas da Língua Brasileira de Sinais (Libras): “Fizemos esse projeto junto com a Secretaria de Educação para divulgar a Língua de Sinais, que é uma língua oficial, uma língua que tem uma estrutura, como qualquer outra. Então quando as pessoas vêm conhecer a escola há uma quebra de paradigmas dos conceitos e dos pré-conceitos que existem sobre esse sujeito surdo e como ele aprende”.

Silvana ainda conta como são desenvolvidas as atividades com os visitantes e os resultados desse projeto: “A gente recepciona eles, em muitos momentos eles participam de atividades com os alunos como uma contação de história, aula de educação física, os alunos se comunicam, explicam. Eles também sinalizam o nome, o sinal que cada um tem. Então isso traz um benefício para as duas partes: para os ouvintes que entendem melhor como funciona a escola  e sobre o que é o sujeito surdo assim como para os alunos que tem esse contato”. Ouça AQUI.

Inicialmente as visitas foram direcionadas mais para as escolas do município e para outras instituições de ensino. Mas, conforme Silvana, qualquer pessoa que tenha o interesse de conhecer melhor o trabalho realizado na Helen Keller pode agendar uma visita. É só entrar em contato pelo telefone (54) 39011644 ou pelo email [email protected].

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais