Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Projeto Mão Amiga pretende atender a 600 crianças em 2016

por Ivan Sgarabotto

Com mudança na legislação, crianças a partir de 4 anos passam a ser atendidas pela Secretaria de Educação

Foto: Júnior Melo da Luz

A partir desse ano, com a Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação, todas as crianças de 4 e 5 anos precisam estar matriculadas na pré-escola. Com a mudança na legislação, o Projeto Mão Amiga vai diminuir o número de atendimentos. Das 1300 vagas que, até o ano passado, eram compradas em escolinhas particulares, 700 tinham ajuda de custo da Secretaria Municipal de Educação, que agora passa a ser diretamente responsável por essas vagas.

Dessa forma, o Mão Amiga passa atender as crianças de 0 a 4 anos incompletos. O objetivo é começar o ano atendendo a 400 vagas e ampliar a cobertura para 600 crianças ao longo do ano, como explica a assessora jurídica voluntária do projeto, Lisandra Mazutti Foresti. (Acompanhe em áudio)

A renda mensal familiar limite para conseguir uma vaga no Mão Amiga geralmente fica em torno de três salários mínimos, ou meio salário per capita. A assessoria jurídica do Mão Amiga aproveita para tranquilizar as famílias das crianças de 4 ou 5 anos que eram atendidas pelo projeto e garante que ninguém vai ficar sem vaga na educação infantil.// O que muda é a forma de atendimento, que a partir dessa faixa etária passa a ser de responsabilidade do município.

O Projeto Mão Amiga foi criado em 2009, encaminhando as crianças que não conseguiram vaga na rede pública para as escolas particulares, pagando metade da mensalidade. A outra metade fica por conta da família, que recebem capacitações para se manter no mercado de trabalho. Para ajudar e ser um padrinho do projeto, você pode entrar em contato pelo telefone (54) 3223-5420 ou (54) 9607-0314.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais