Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Cresce a procura por adoção de cães em Caxias do Sul com a chegada do inverno

por Pablo Ribeiro

Época do ano costuma render mais acolhimento aos animais abrigados no Canil Municipal

Foto: Vanessa Teixeira/SEMMA/Divulgação

Com a proximidade do inverno, a procura por animais de estimação costuma se acentuar no Canil Municipal de Caxias do Sul. O movimento, segundo observam os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), apresenta sazonalidade inversa ao dos meses de calor, que antecedem ou coincidem como a temporada de praia, quando aumentam os casos de abandonos. Desde o início de 2022, 76 cães já trocaram o abrigo provisório por lares definitivos. Atualmente, cerca de 470 animais seguem acolhidos no local.

Para quem quiser adotar, o processo é bastante simples. O primeiro passo é fazer contato com o departamento de Proteção Animal da SEMMA (Avenida Rubem Bento Alves, 8308 – Bairro Cinquentenário), presencialmente ou pelo telefone (54) 3901.1445, e agendar uma visita ao Canil Municipal.

O atendimento vai de segunda-feira a sábado, das 9h às 11h e das 14h às 15h. No horário combinado, basta se dirigir ao local portando documento com foto e o comprovante de residência. Todos os animais estão castrados, vacinados, desverminados e microchipados com identificador.

“A maioria deles nunca viveu com uma família. A adoção é fundamental principalmente porque o canil não deve ser um local onde o animalzinho resgatado fique para o resto da vida. Por melhores que sejam os cuidados que eles recebem no local, com alimentação, medicamentos e tratamento veterinário, ali não é um lugar para eles passarem a vida”, observa o coordenador do departamento de Proteção Animal da SEMMA, o veterinário Paulo Vinícius Bastiani.

Os candidatos a adoção podem ser conhecidos já antes da visita. Basta acessar o site https://canil.caxias.rs.gov.br/ e conferir os perfis.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais