Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Assembleia Legislativa aprova alteração na lei que trata do uso de agrotóxicos no RS

por Pablo Ribeiro

Com a aprovação, fica suprimida a exigência, pelo Estado, de que produtos agrotóxicos provenientes de importação tenham seu uso autorizado no país de origem

Foto: Fernando Dias/Secretaria Estadual da Agricultura/Divulgação

Por 37 votos favoráveis e 15 contrários, o plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na sessão extraordinária desta terça-feira (29), a alteração da lei que trata sobre o controle de agrotóxicos e outros biocidas em nível estadual.

O projeto do Poder Executivo foi encaminhado em regime de urgência e trancava a pauta de votações desde o dia 23 de junho. Com a aprovação, fica suprimida a exigência, pelo Estado, de que produtos agrotóxicos provenientes de importação tenham seu uso autorizado no país de origem, mantendo-se a exigência do registro junto ao órgão federal competente bem com do cadastro nos órgãos competentes estaduais.

A proposta gerou debates em plenário. O deputado Pepe Vargas (PT) criticou a mudança na legislação. O deputado Dr. Thiago Duarte (DEM) compartilhou da mesma visão e foi contrário à liberação da exigência de autorização do país produtor do agrotóxico. Já para o deputado Giuseppe Riesgo (Novo), a necessidade da mudança na legislação se justifica, tendo em vista a qualidade dos defensivos desenvolvidos fora do país. O deputado Elton Weber (PSB) também defendeu a mudança como forma de evitar a utilização de produtos contrabandeados ou ilegais.

O líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes (PP), explicou que, no final de 2020, o projeto estava para ser deliberado, mas o governo resolveu retirar a matéria para priorizar a votação de outros temas. No começo de 2021, o governo ouviu solicitações para que não retornasse o projeto em regime de urgência e assim o fez. Frederico, que relatou a matéria na Comissão de Constituição e Justiça, disse que não encontrou nada que impedisse a mudança proposta. Sobre o mérito, disse não concordar com o pensamento de que fomentar que o uso de agroquímicos é prejudicial à saúde, ao meio ambiente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais