Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Segunda etapa da vacinação contra a Febre Aftosa inicia nesta sexta-feira (1º)

por Isadora Helena Martins

Ao todo, devem ser vacinados mais de cinco milhões de animais no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa inicia nesta sexta-feira (1º). Ao longo do mês de novembro, bovinos e búfalos com até 24 meses de idade devem receber a dose de imunização. Conforme lembra o Coordenador do Programa de Combate à Aftosa no Rio grande do Sul, Fernando Groff, a imunização dos rebanhos é obrigatória aqui no Estado.  “A vacinação contra a Febre Aftosa do Rio Grande do Sul é obrigatória. Ela faz parte da nossa certificação de livre aftosa com vacinação, que é a condição sanitária que nós temos hoje. Nós temos a obrigação de passar  dos 90% dos animais vacinados em 90% das propriedades. Caso a pessoa não cumpra com essa obrigação sanitária, receberá uma multa e terá que vacinar os animais depois”.   

Ao todo, devem ser vacinados mais de cinco milhões de animais no Rio Grande do Sul. Muitos animais estarão recebendo a primeira dose da vacina e outros, o reforço, que é essencial para garantir a imunidade do rebanho jovem.

Os produtores devem adquirir os frascos das vacinas diretamente nas agropecuárias cadastradas. O transporte precisa ser feito em uma caixa de isopor com gelo, pois as vacinas precisam de refrigeração. O prazo máximo para aplicação das vacinas é de cinco dias após a compra.  Groff também relembra os cuidados que devem ser tomados para a aplicação. “Vacina mantida no frio, nunca congelar, limpar o equipamento com o qual vai ser aplicada a vacina e trocar a agulha são recomendações básicas e é importante para não ter reações adversas nos animais, infecções e gerar um prejuízo desnecessário”.     

Após a vacinação, o produtor deverá comprovar qe o rebanho foi vacinado entregando na Inspetoria Veterinária da sua região a nota fiscal da compra das vacinas e a classificação do rebanho imunizado. A Inspetoria Veterinária atende os produtores rurais de Caxias do Sul e região de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Terceira Supervisão Regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI), que fica na Avenida da Vindima, número 1.855, no bairro Centro, próximo ao Parque Getúlio Vargas.

Para saber mais sobre o tema ouça a entrevista completa AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais