Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Agricultores da região recebem cartilha com esclarecimentos sobre o uso de agrotóxicos

por Vania Cassol

A cartilha “Informações sobre resíduos de agrotóxicos” é o resultado final do projeto “Qualificação e quantificação de resíduos de agrotóxicos em alimentos” e “Síntese de Novos Compostos Bioativos com Aplicação em Controle Biológico em Culturas Regionais’’, firmados em 2012 e 2013, respectivamente, entre a Universidade de Caxias do Sul e o Governo do Estado em 2012 e 2013.

Além de orientações sobre os agrotóxicos e o uso de equipamentos de segurança, o material traz o resultado da pesquisa que identificou um alto índice de contaminação em diversos produtos que estão à venda. Conforme o responsável pela Central de Análises do Instituto de Biotecnologia, Sidnei Moura e Silva, também foi possível encontrar pesticidas que somente são permitidos para outras culturas, o que indica a contaminação cruzada por produtos que ficaram na terra. Ele alerta que mesmo com a mudança na forma de produzir é preciso ter claro a possível permanência de resíduos.

De acordo com o professor, a intenção é continuar o projeto ampliando as possibilidades de análise. Acesse a cartilha aqui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais