Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Safra do pinhão terá queda de 50% neste ano

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Segundo técnica da Emater, as mudanças climáticas interferem na produção da semente

Foto: Divulgação

A colheita do pinhão deve ultrapassar as 400 toneladas neste ano, no Rio Grande do Sul. A cidade de São Francisco de Paula é considerada a maior produtora da semente no Estado. Porém, segundo a extensionista rural social da Emater, de São Francisco de Paula, Sandra de Moraes Silva, que concedeu entrevista durante o programa Conectado desta segunda-feira (24), a produção da semente neste ano vai ser menor: “Esse ano é um ano muito atípico para o pinhão. A colheita foi pelo menos 50% menor. Nós, em outros anos, chegamos a coletar 150 toneladas esse ano não vamos passar de 60 toneladas. Mas, os produtores continuam coletando”. Conforme explicou Sandra, as mudanças climáticas como o calor e frio fora de época interferem na polinização e consequentemente na produção do pinhão.

Aproximadamente 95 famílias de São Francisco de Paula vivem da coleta e venda do pinhão. E, para driblar a baixa produção, Sandra contou que foi instalada no município a primeira agroindústria do Estado para o processamento do pinhão. “Agora nós temos uma produtora que está agregando valor ao pinhão, a partir da construção de uma agroindústria para o beneficiamento desse produto e agrega valor ao pinhão já comercializando em outras formas. A partir disso é o primeiro passo para que o pinhão seja mais valorizado”.

Uma das formas de comercialização do pinhão é em farinha, que está sendo cada vez mais valorizada no mercado por compor a base de alimentos sem glúten. Sandra também salientou durante a entrevista que que os produtores que desejarem agregar valor ao pinhão por meio do processamento, podem procurar a Emater para obter todo o suporte técnico para a instalação da agroindústria.

Sandra ainda ensinou durante a entrevista a receita de entrevero de pinhão. Ouça a entrevista no link acima da foto.      

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais