Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Embrapa promove capacitação sobre polinização em macieiras

por Aldoir Santos

As macieiras são dependentes dos insetos para polinização e garantia da qualidade e quantidade de frutos

Época de polinização nos pomares de macieira (Foto: João Fioravanço)
Foto: Divulgação

Nos dias 14 e 15 de outubro, acontece o III Workshop sobre polinização e manejo de polinizadores para a cultura da macieira, em Vacaria. Nesta edição, além das palestras que irão acontecer no primeiro dia, no auditório da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), os participantes irão vivenciar no dia de campo a prática dos ensinamentos na Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado (EFCT) da Embrapa Uva e Vinho. O evento é dirigido a apicultores, produtores, técnicos e estudantes.

Segundo Régis Sivori Silva dos Santos, pesquisador da EFCT da Embrapa Uva e Vinho e um dos coordenadores do evento, as macieiras são dependentes dos insetos para polinização e garantia da qualidade e quantidade de frutos. "Para a produção comercial da macieira há necessidade de polinização cruzada, ou seja, a transferência de grãos de pólen de uma planta de determinada cultivar, como a Gala, à flor de uma planta de outra cultivar, como a Fuji. Esse trabalho é feito por polinizadores, como as abelhas", esclarece Santos.

Promovido pela Embrapa Uva e Vinho, Epagri e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o apoio da UERGS, a realização do evento visa auxiliar a correta polinização dos pomares, apesar da constatação da redução do número de colônias de abelhas.Participam como palestrantes pesquisadores das unidades Uva e Vinho e Clima Temperado da Embrapa, da UFRGS, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Epagri.

As vagas são limitadas e as inscrições prévias, ao custo de R$ 20,00, devem ser feitas pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (54) 3455-8087.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais