Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Duas semanas de celebração do enoturismo e da gastronomia no Dia do Vinho 2015

por Ivan Sgarabotto

Além do calendário, iniciativa chega à sexta edição também com perímetro ampliado: Veranópolis torna-se o nono município da Serra Gaúcha a integrar atrações

Pelo rigor da lei, no Rio Grande do Sul o Dia do Vinho celebra-se no primeiro domingo de junho de cada ano. Pelo rigor da tradição familiar de quem acredita que a qualidade e a fartura na elaboração dos derivados da uva, além da própria uva, de uma gastronomia rica e artesanal e da hospitalidade devem ser celebrados com ainda mais qualidade e fartura, é preciso espaço no calendário – como nas mesas e casas – um pouquinho maior. Assim, pela primeira vez em seis edições, o Dia do Vinho terá duas semanas de programação intensa na Serra, na Campanha Gaúcha e em Porto Alegre: de 22 de maio a 7 de junho de 2015.

 

A experiência de quem quiser aproveitar as diversas opções que 15 dias comportam para conhecer o que o Brasil produz de melhor em qualidade (e apreciação) de vida também vai crescer em alcance. A partir deste ano, Veranópolis eleva para nove o número de cidades da Região Uva e Vinho na Serra Gaúcha com atrações integradas à programação. O município de pouco mais de 20 mil habitantes é conhecido pela expectativa de vida superior a 75 anos, acima da média nacional, e pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,850 (em uma escala que vai até 1,00), segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) citados pela prefeitura local.

 

O verdadeiro mapa do desfrute enoturístico e gastronômico na região é completado por Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis. Na Campanha Gaúcha, as visitas, degustações, passeios e parrilladas espalham-se por Bagé, Dom Pedrito, Itaqui e Santana do Livramento. E Porto Alegre arremata com a Feira do Vinho.

 

Ao todo, são mais de 150 empreendimentos das cadeias vitivinícola, gastronômica e turística engajados com atrações específicas e descontos promocionais, envolvendo empreenderes e trabalhadores, muitos deles de núcleo familiar, por centenas de quilômetros do Estado.

 

O Dia do Vinho é promovido pelo Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).

 

A edição 2015 tem apoio do Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, SHRBS de Garibaldi, Phoenix e Atuaserra.v

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais