Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Celebração na Praça das Feiras marca os 25 anos da Feira Ecológica, em Caxias

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Solenidade contou com a bênção do frei Jaime Bettega e discursos de autoridades

Foto: Rodrigo Fischer/Tua Rádio São Francisco

Caxias do Sul comemorou os 25 anos da Feira Ecológica neste sábado (20/05), em uma celebração realizada na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino, um dos pontos de comércio da iniciativa. A solenidade contou com discursos de autoridades e uma bênção feita pelo frei Jaime Bettega em razão do aniversário do projeto idealizado por agricultores, em parceria com a Prefeitura.

A Feira Ecológica foi criada em maio de 1998, com o objetivo de comercializar alimentos orgânicos, em contato direto junto aos consumidores. A iniciativa partiu de produtores que se dedicavam ao manejo agroecológico. Eles queriam ofertar produtos livres de agrotóxicos e adequados para a sustentabilidade agrícola. Em um encontro com o Executivo caxiense, o agricultor Avelino Rossi resolveu buscar a Secretaria de Agricultura na época, para propor uma forma de vender a produção da propriedade da família, localizada na Linha 40, interior de Caxias do Sul.

A ideia de Avelino foi acolhida e a Feira ganhou um espaço: o Largo da Estação Férrea. Também recebeu um dia e horário: sábados pela manhã. Antônio Rossi, filho de Avelino, também participou da criação da iniciativa. Ele afirma que a questão ambiental já estava na consciência da família e queriam um espaço para vender esse tipo de alimentação.

Juntamente com os Rossi, as famílias de Dervi Brancher e Ari Venturin, também de Caxias do Sul, e de José Tondello e Antônio Tondello, de Antônio Prado, estavam no grupo que começou a Feira. Em 2016, com a criação da Praça das Feiras, o ponto de comercialização ganhou a região entre a Avenida Rio Branco e a Rua Feijó Júnior.

Atualmente, aos sábados, 23 bancas realizam a venda da produção da agricultura familiar de diferentes municípios da região: Antônio Prado, Bom Princípio, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Ipê, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Montenegro e Morrinhos do Sul. Nas quartas-feiras, o ponto de venda de orgânicos é organizado pelos agricultores da Cooperativa Ecomorango, de Bom Princípio.

Um dos consumidores que aproveita essas variedades de produtos oferecidos é Celso Santa Catarina. Ele vai à Feira Ecológica para comprar frutas, verduras e hortaliças advindas de uma cultura agrícola sustentável. Conforme Celso Santa Catarina, a Feira é uma fonte para sua saúde, pois deixa de consumir alimentos com agrotóxicos, para ter uma alimentação focada no seu bem-estar.

A comercialização de alimentos orgânicos pelos agricultores ecológicos ocorre em dois espaços: a Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino e na Rua Santos Dumont, no bairro Exposição.

Quarta-feira – das 11h30min às 16h, na Rua Santos Dumont, esquina com a Rua Vereador Mário Pezzi, Bairro Exposição. Ponto de venda de orgânicos com atendimento pelos agricultores da Cooperativa Ecomorango, de Bom Princípio.

Sábado - das 6h30min às 11h30min – na Praça das Feiras (próximo à antiga Estação Férrea), Bairro São Pelegrino. Atendimento em 23 bancas de agricultores de 11 municípios.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais