Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Operação da Policia Federal Carne Fraca, pode afetar produtores

por João Carlos Romanini

Operação Carne Fraca: Esquema envolvia grandes frigoríficos e fiscais da Agricultura

Vigilância recolhe amostras de carne em supermercados cariocas
Foto: EBC/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (17) uma operação envolvendo 40 empresas de produtos alimentícios que distribuíam para todo o país e o exterior. O esquema, segundo o delegado Maurício Moscardi Grilo, incluía o uso de substâncias cancerígenas em quantidades cinco vezes maior que o permitido para maquiar a carne e disfarçar o cheiro de carne podre.

 O grupo também injetava água para que o peso do produto fosse maior e trocava a proteína da carne por soja e fécula de mandioca, que são mais baratos. As investigações mostraram ainda que em determinados momentos em os fiscais envolvidos aguentavam a má qualidade do produto. Diziam que não dava para receber a mercadoria desse jeito.

 A Operação Carne Fraca é a maior já realizada pela PF. Foram mais de 300 mandados cumpridos com relação a esse esquema de fiscalização irregular de frigoríficos e liberação de licenças. As investigações começaram há dois anos depois da denúncia de um dos fiscais.

 Estão envolvidas as principais empresas do Brasil: a JBS, que controla a Friboi e a Seara e a BRF, que controla a Sadia e a Perdigão. O delegado Maurício Moscardi Grilo disse que são grandes as chances de carne podre ou abaixo das especificações terem sido consumidas por todo o país.

O presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins, disse, após reunião com o presidente Michel Temer, que os produtores são as grandes vítimas do esquema de “maquiagem” de carnes estragadas descoberto pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. Martins cobrou punição enérgica aos agentes públicos e as empresas envolvidas no esquema criminoso e reforçou o discurso de que o problema é isolado. “Tem que ser dividido esse esclarecimento à sociedade. Se fala muito em esclarecer, mostrar lá fora para os países importadores de carne de que temos uma defesa sanitária muito boa e temos mesmo. Agora, temos que mostrar para a nossa população que nós produtores somos as grandes vítimas disso tudo”, disse Martins.

  O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, divulgou nota sobre a Operação Carne Fraca. “Que as apurações da Polícia Federal indicam é um crime contra a população brasileira, que merece ser punido com todo o rigor”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais