Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Médica veterinária explica sobre a doença de mormo

por Ivan Sgarabotto

A doença infecto-contagiosa que afeta os equinos, surgiu recentemente no sul do país

A Presidente da Sindicato dos Médicos Veterinários do Rio Grande do Sul, Maria Angélica Zollim de Almeida, participou na manhã desta quarta-feira, 19, do programa Conectado, da Rádio São Francisco.

Em entrevista concedida para o jornalista Evandro Fontana, Maria Angélica explicou que o mormo é uma doença infecto-contagiosa que afeta os equinos. Conforme a médica veterinária, a doença é comum na região norte e nordeste do Brasil, e apareceu agora no sul.

A Maria Angélica informa que o problema é a zoonose (as zoonoses são transmitidas pelos animais através de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros microorganismos diversos) e os sintomas aparecem através de um corrimento viscoso nas narinas e do surgimento de pústulas na mucosa nasal, o que gera uma infecção. “Essa secreção que o animal pode expelir através das narinas, convém a contaminar as pessoas que estão trabalhando com ele, devido o contato”.

Ela diz que a doença é aguda e pode ser chamada também de invisível. “Quando o animal apresenta sinais e sintomas, é porque está muito avançado e por isso tem que ter um cuidado muito especial”.

A Presidente da Sindicato dos Médicos Veterinários do Rio Grande do Sul, Maria Angélica Zollim de Almeida, relata que a realização dos defiles é extremamente perigoso, porque não tem como separar as pessoas que estão assistindo e as que estão nos cavalos.

Confira a entrevista na íntegra em áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais