Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Portaria vai disciplinar controle de javalis no RS

por Aldoir Santos

O documento irá determinar um prazo de seis meses para abate sanitário dos animais

Foto: Divulgação/Internet

O Conselho Técnico Operacional de Suinocultura do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, em reunião na manhã desta quinta-feira, definiu prioridades para o setor de produção suína. Entre elas, agilizar a publicação da portaria que prevê a proibição da criação de javalis ou os chamados suínos asselvajados no Rio Grande do Sul. "Atualmente, a disseminação desta espécie em várias regiões do estado provoca sérios riscos sanitários", afirma o presidente do Fundesa, Rogério Kerber.  O documento está com redação pronta, faltando a assinatura conjunta das Secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente.

A portaria, além de disciplinar o tema no Rio Grande do Sul, trará mais segurança a quem tem criatórios atualmente. O documento irá determinar um prazo de seis meses para abate sanitário dos animais, garantindo que eles não sejam apenas liberados na natureza, o que já proporcionou a reprodução volumosa dos exemplares.

A fuga e reprodução de javalis vem causando prejuízos também em diversas propriedades rurais. Conforme relatos do representante da Farsul, Luiz Alberto Pitta Pinheiro, em algumas regiões os animais matam e consomem ovelhas, capivaras e até filhotes de equinos,  "sem contar os danos nas lavouras", explica.

Entretanto, alerta o presidente do Fundesa, além dos danos econômicos, o maior cuidado deve ser com as doenças que os javalis podem transmitir. O presidente do Conselho Técnico, Édison Eckert Fauth, apresentou a proposta  de realização de um treinamento para caçadores de javalis, de forma que ao abater um animal, possam realizar a coleta de amostras para identificação de possíveis enfermidades. O curso que foi aprovado na reunião, será custeado pelo Fundesa e ministrado por especialistas da Embrapa Suínos e Aves também a técnicos do serviço veterinário oficial no segundo semestre de 2016.

Também foi decidida a revitalização do Comitê Estadual de Sanidade Suína, com a revisão das representações e a convocação de novos participantes do serviço oficial e do setor de produção. Outra tema definido na reunião foi a construção de uma agenda  de trabalho para a atuação no segmento da suinocultura gaúcha que abordará capacitação, questões técnicas e evolução na sanidade da espécie.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais