Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Filhos de agricultores poderão receber bolsa de estudos do Município

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

O Projeto de Lei que prevê o benefício foi aprovado na sessão extraordinária desta terça-feira

Foto: Divulgação / EFASERRA

Com o objetivo de incentivar a sucessão rural e a permanência do jovem no campo a Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta terça-feira (17) o Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura de Caxias do Sul a conceder bolsas de estudo para os filhos de agricultores, matriculados em instituições de ensino médio técnico profissionalizante da área. A autoria do projeto é do Poder Executivo e foi aprovado por unanimidade.

O vereador Velocino Uez (PDT) salientou a importância de valorizar os agricultores e fortificar a Escola Família Agrícola: “Pode ser o início de uma caminhada que não fique só de discurso político de auxiliar os jovens a ficarem no campo. E aquela escola faz um trabalho muito bom, ali podem surgir muitas famílias inseridas no meio rural no futuro”.   

A vereadora Denise Pessoa (PT) também destacou a importância do projeto uma vez que os estudos no interior por vezes são dificultados pela falta de recursos: “A sucessão na área agrícola é bastante difícil. Hoje a gente tem problemas no interior como a falta de internet que acabam afastando a população. Como que o jovem consegue estudar no interior? Então esses projetos, como a Escola Família Agrícola, vêm de encontro com que o setor precisa”.

Já o vereador Adiló Didomênico (PTB) afirmou que o projeto ainda precisa ser melhorado. “Lamentavelmente o valor ficou muito baixo e a burocracia muito grande, isso vai dificultar o acesso ao benefício. Mas, eu espero que o ano que vem a gente possa aprimorar isso fazendo justiça a quem trabalha no interior”.   

De acordo com o texto do projeto, terá direito à bolsa-auxílio no valor de R$150 por mês o estudante que reside na área rural do município há mais de três anos, que é filho de agricultores e que mais de 70% da renda familiar seja da agricultura. O interessado terá que confirmar todas as informações por meio da apresentação de documentos.

O número de bolsas a serem pagas pelo Município via Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será definido ano a ano de acordo com a disposição orçamentária. Agora a matéria segue para a sanção do prefeito.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais