Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Indicação geográfica diferencia vinhos finos farroupilhenses

por Vania Cassol

Os vinhos finos moscatéis de Farroupilha produzidos com uvas cultivadas no Vale Trentino e na região de Linha Jansen em Farroupilha, estão sendo distinguidos pelas suas características diferenciadas através do registro de Indicação Geográfica (IG). O reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) é de propriedade da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin).

As vinícolas associadas à entidade e estabelecidas em Farroupilha poderão explorar o registro na fabricação de vinhos, espumantes e derivados que contenham ao menos 85% de uva moscato produzida nessas regiões em sua composição. De acordo com o presidente da Afavin, João Carlos Taffarel, a Indicação Geográfica beneficia toda a cadeia, desde o produtor até o consumidor.

Farroupilha produz 50% de todo o moscato cultivado no Rio Grande do Sul. Taffarel ressalta que a exploração da Indicação Geográfica só pode ser realizada pelos associados da entidade

O registro farroupilhense é o quinto do Brasil. Vale dos Vinhedos, Pinto Bandeira, Altos Montes e Monte Belo já possuíam a indicação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais