Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Agricultores conhecem tecnologia de armazenagem de grãos em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho
Ricardo Martins, engenheiro agrônomo da Emater, é especialista em secagens de grãs a ar forçado
Foto: Emater-RS/Ascar

Cerca de 150 agricultores de Guaporé e outros quatro municípios da região participaram, na quarta-feira (15/03), de Uma Tarde de Campo sobre Armazenagem na Agricultura Familiar, promovida pela Emater/RS-Ascar, juntamente com as entidades que integram o Conselho de Desenvolvimento Rural de Guaporé (Conderg).

A atividade foi realizada na propriedade dos agricultores Alfredo e Gabriel Bresolin, que construíram um silo secador, financiado pelo Pronaf Mais Alimentos, com capacidade para cinco mil sacos de cereais. Nesta primeira safra que os jovens produtores estão contando com essa tecnologia, eles já colheram, até o momento, três mil sacos de milho, que foram vendidos a R$ 31,00 o saco, enquanto que o preço pago pelo cerealista na data seria de R$ 26 a 27,00. 

Conforme o técnico da Emater/RS-Ascar de Guaporé, Tiago Figueiredo, isso se deve principalmente à qualidade do grão, já que a secagem a ar forçado (em baixa temperatura) conserva melhor a característica nutricional do grão, agregando valor ao produto.

Além da qualidade do produto e da importância de fazer uma boa secagem e armazenagem de grãos, que foi tratada pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ricardo Martins, as formas de construção de silos secadores e o uso dos grãos armazenados na nutrição animal também foram abordados na tarde de campo, pelos engenheiros agrônomos João Villa e Antônio Cesar Perin, respectivamente.

O evento contou com a presença do prefeito de Guaporé, Valdir Carlos Fabris, e do secretário da Agricultura, Léo Pandolfo. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais