Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Produção da pera em Caxias do Sul será menor neste ano, mas terá mais qualidade, garantem agricultores

por Isadora Helena Martins

Safra deve chegar a quatro mil toneladas

Foto: Ruan Alves

A safra de pera em Caxias do Sul deve chegar a quatro mil toneladas neste ano. Atualmente, o município tem 185 hectares de área plantada em 73 propriedades. A primeira variedade a ser colhida é a ya-li, seguida da rocha e da keifer. Apesar do inverno constante, característico da região e necessário para esse tipo de cultivo, a colheita terá 500 toneladas a menos. No ano passado foram colhidas 4,5 mil toneladas da fruta. Os principais motivos são o clima adverso na floração e o excesso de chuva.

O agricultor José Alves da Silva, 57 anos, morador de Tunas Altas, em Vila Oliva, produz maçã, pêssego, ameixa e caqui, além de 300 toneladas de pera ao ano. Segundo Silva, a qualidade da fruta neste ano será melhor do que a safra de 2018, mas lamentou a baixa produtividade.

A colheita iniciou em fevereiro e deve seguir até fim de março.

Variedades

A variedade ya-li tem o tamanho entre médio e grande. Os frutos possuem uma textura um pouco granulosa, macia e suculenta. A polpa é caracterizada pela cor branca. A maturação acontece em fevereiro.

A rocha tem cor amarela e/ou verde-claro, apresentando por vezes uma mancha ligeiramente rosada do lado exposto ao sol. A polpa é de cor branca, granulosa, de sabor doce e suculenta.

Já a keifer tem ótima capacidade de armazenamento. Quando ficam maduras e são armazenadas, as frutas se tornam amareladas, melhorando a textura e o sabor. A colheita será em março.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais