Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Colheita de milho é favorecida pelo clima de umidade ideal no estado

por Ana Lúcia Jacomini

Condições meteorológicas também estão favoráveis ao desempenho da soja

Foto: Divulgação/Emater RS

Os produtores de milho estão acelerando a colheita no Rio Grande do Sul com o objetivo de retirar a maior área possível em função do início da colheita da soja, preferencial entre as culturas. As condições de tempo permitem o avanço do colhimento, que chega a 35% da área semeada no cedo, chegando a 12 toneladas por hectare em algumas regiões, considerado acima das expectativas. O produto, de ótima qualidade e sem apresentar índice significativo de grãos avariados, é colhido dentro dos parâmetros ideais de umidade. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater, as lavouras de milho estão 25% maduras e por colher, 30% em enchimento de grãos, 5% em floração e outras 5% em germinação.

Em andamento final, segue o plantio das áreas do tarde (safrinha), mesmo que fora do zoneamento agroclimático (áreas semeadas no pós-fumo ou segundo plantio). No geral, as lavouras do milho do tarde germinaram e se desenvolvem muito bem, inclusive as lavouras plantadas em início de janeiro deste ano, que já estão recebendo a primeira adubação nitrogenada. Em relação ao milho para elaboração de silagem (cerca de 350 mil hectares), a colheita segue para o seu término (70%), com rendimentos considerados muito bons (entre 35 e 40 toneladas por hectare), com ótima qualidade de produto final.

Para a soja, as condições meteorológicas têm se mostrado favoráveis às lavouras, que se encontram, a maioria, em florescimento e formação do grão (64%). O desenvolvimento é vigoroso nesse último período, em razão das chuvas intercaladas com períodos de sol. A soja plantada na resteva do milho apresenta excelente desenvolvimento vegetativo. Nas Unidades de Referência Técnica (URTs), o monitoramento continua registrando baixa pressão de lagartas e percevejos. Mesmo assim, os agricultores realizam tratamentos para controlar as pragas, visto que se trata de um problema na fase de formação de vagens e os produtores não querem correr risco de possíveis perdas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais