Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Seminário sobre pecuária em Esmeralda teve oficina e palestras

por Aldoir Santos

Mais de 90 produtores da região participaram dos eventos

Produtores participaram de palestras
Foto: Divulgação/Emater

Uma oficina de cortes de ovinos, realizada na noite de ontem (03/08), em Esmeralda, deu início à programação do Seminário sobre Pecuária, que se estendeu durante a sexta-feira, com diversas palestras.Cerca de 50 produtores participaram da oficina gratuita, que ocorreu no salão comunitário da Extrema e foi ministrada pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar João da Luz, Nicolas Brandt e Luciano Carvalho da Silva. Eles fizeram demonstrações em carcaças de diversos tipos de cortes ovinos - como o carré francês - modernos e diferentes do tradicional, que desperdiça a carne mais nobre, que é o lombo. Divididos em grupos, os produtores participantes aprenderam a fazer os cortes na prática.

E na manhã desta sexta-feira (04), a programação do Seminário sobre Pecuária, na Associação Atlética Veteranos, reuniu em torno de 90 produtores do município e da região. O prefeito de Esmeralda, Ailton de Sá Rosa, o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, e o delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul, Márcio Madalena, participaram da abertura do evento. Para Moura, "a Emater é uma parceira dos produtores e trabalha para levar as informações geradas pela pesquisa e as políticas públicas e, assim, contribuir com a qualidade de vida no meio rural e a melhora na renda, garantindo a permanência das famílias no campo e a produção de alimentos, e este tipo de evento é de extrema importância para esta troca de informações entre técnicos e produtores".

Durante a manhã, ocorreram palestras sobre manejo de campo nativo, com o professor da Ufrgs, Aino Victor Ávila Jacques, e sobre a influência da raça e da alimentação na qualidade da carcaça, com a assistente técnica estadual da Emater/RS-Ascar, Ana Paula Brunetto. Ela destacou a importância de adequar a alimentação fornecida aos animais para a obtenção de um produto final que atenda às exigências do mercado, e lembrou que a necessidade nutricional varia de acordo com a categoria animal e o sistema de produção. "A alimentação é fundamental para obter rentabilidade na criação do gado de corte", salientou.

Durante o almoço, foram servidos pratos à base de carne ovina, elaborados com os cortes da oficina, entre eles strogonoff e lasanha de carne ovina, carré e costela recheada.

À tarde, os temas abordados foram a implantação e manejo de pastagens, pelo professor da UFSM, Fernando Quadros, e as boas práticas agropecuárias, pela médica veterinária da Emater/RS-Ascar, Lilian Varini Ceolin, que destacou as normas e procedimentos que devem ser observados pelos produtores rurais para garantir a produção de alimentos seguros. "Para que os produtores rurais tomem conhecimento do Programa BPA-bovinos de corte, a Embrapa e as entidades parceiras, incluindo a Emater, vem desenvolvendo ações de conscientização dos produtores e de capacitação de multiplicadores em protocolos de controle de qualidade. Na esfera econômica, social e ambiental, o BPA trata da administração da propriedade rural, gestão de recursos humanos, gestão ambiental, instalações rurais, sanidade, manejo pré-abate e bem estar animal, alimentação e reprodução. Assim como o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, concebido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e com execução por meio da Emater, o BPA é uma ferramenta de gestão que quando aplicado corretamente resulta na redução dos custos de produção e aumento da rentabilidade. São ferramentas que se complementam", comenta ela.

O seminário foi uma promoção da Emater/RS-Ascar, com o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e dos Sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais.

*Emater

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais