Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Guaporé recebe honraria de “Município Amigo do Leite”

por Eduardo Cover Godinho

Projeto “Semeando Desenvolvimento Rural” reúne um conjunto de leis e ações integradas para dar incentivo ao setor agropecuário

Certificado recebido pelas autoridades guaporenses demonstram a importância dada ao setor primário, principalmente a cadeia leiteira
Foto: Assessoria Congresso Leite

Os casos de sucesso das gestões municipais no que se refere ao incentivo a produção leiteira foram destaque no Seminário Estadual dos Prefeitos e Secretários Municipais de Agricultura do Rio Grande do Sul, dentre as atividades do Congresso Internacional do Leite, realizado entre os dias 28 e 30 de julho no Centro de Convenções da Fiergs, em Porto Alegre. Os representantes das prefeituras de Arroio do Meio, Benjamin Constant do Sul, Boa Vista do Cadeado, Carlos Barbosa, Chapada, Encantado, Fagundes Varela, Guaporé, Nova Candelária e Três Passos apresentaram iniciativas que possibilitam um crescimento da produtividade leiteira nas suas regiões com ações de políticas públicas relacionados a temas como genética, melhoria do solo, capacitação e formação dos produtores, fortalecimento da agricultura familiar, controle e erradicação de doenças do gado leiteiro, como tuberculose e brucelose, entre outras.

O Engenheiro Agrônomo da Emater/Ascar, Antônio César Perin e o Secretário da Agricultura Cleto Salvagni, apresentaram durante o Congresso Internacional do Leite o projeto “Semeando Desenvolvimento Rural”, que reúne um conjunto de leis e ações integradas para incentivo ao setor agropecuário. Das oito leis criadas de incentivo em 2013 e 2014, cinco estão voltadas à pecuária leiteira. Entre os principais objetivos estão a universalização dos serviços públicos voltados ao setor, já que 200 famílias mantém atividade leiteira em Guaporé; possibilitar a permanência e/ou retorno de famílias e jovens ao meio rural; garantir aumento da produtividade e qualidade do produto; melhorar a qualidade do rebanho leiteiro; investir em novos empreendimentos rurais e desenvolvimento às pequenas propriedades rurais; atender a demanda clínica e de sanidade animal, entre outros. Salvagni, destacou a honraria recebida na Capital Gaúcha, já que dos 49 projetos inscritos, Guaporé ficou entre os 10 melhores.

“Ficar entre as melhores experiências do setor leiteiro é relevante para um município com as características econômicas como as de Guaporé que tem uma base produtiva bastante ampla e diversificada, no meio urbano e rural. Isso revela que estamos no caminho certo”.

Os projetos interligados que beneficiam os produtores rurais de Guaporé são: Programa Troca Troca de Sementes Forrageiras de Inverno; Programa Incentivo ao Setor Agropecuário; Programa Qualificar para Quantificar (Melhoramento Genético); Programa Qualificar para Quantificar Mais (Incentivo a Ensilagem); Parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (contratação de médico veterinário – atendimento clínico).

Segundo Perin, os resultados alcançados são muito bons. 11 famílias inseriram a produção de leite em suas propriedades; seis jovens se mantiveram e/ou retornaram a propriedade rural; 99 produtores receberam o incentivo do programa troca-troca de sementes; três propriedades certificadas livres de zoonoses e duas em certificação. O acréscimo na quantidade de litros e valor de lucratividade aumentou significativamente de 2013 para 2014. Foram mais de 1,2 milhão de litros, sendo produzidos 11,7 milhões em 2014, gerando R$ 11,9 milhões na economia.

O Engenheiro Agrônomo da Emater avalia a situação e destaca que Guaporé tem muito a crescer.

“Satisfação de receber a honraria, mas gostaríamos de dizer que o mérito é dos produtores que acreditaram nessa atividade. Guaporé soube encontrar na produção primária uma vocação. O setor rural é bastante diversificado, assim como o urbano e o Poder Executivo, juntamente com outras entidades, conseguiu dar um norte para o crescimento financeiro dos agricultores, principalmente familiares. A área do leite tem um impacto grande porque o retorno financeiro é mensal e faz girar recursos em diversos setores da economia. Muitas famílias de Guaporé, por exemplo, são produtoras de uva, milho, soja, mas também são de leite e seus derivados”, salientou.

A presença da EMATER/RS, segundo Perin, foi destacada por pelo menos oito dos 10 casos apresentados durante o seminário. A Extensão foi parceira na elaboração da atual Legislação colaborando com as ações, através dos projetos e trabalhos de Assistência técnica junto aos agricultores familiares. O mais importante a partir de agora é trabalhar para a sucessão familiar rural, destacou Perin.

“Muitos jovens que vieram trabalhar na zona urbana estão retornando e estão dispostos a investir e diversificar as atividades dentro das propriedades rurais. É nisso que temos que pensar. Tivemos bons resultados em um ano, mas queremos mais. Os agricultores, principalmente os jovens que desejam crescer no setor primário, não podem ficar estáticos. Existem recursos, pessoas que querem ajudar e eles devem procurar sempre que acharem necessário para fazer novos investimentos”.

O Projeto “Semeando Desenvolvimento Rural” auxiliou os produtores rurais na construção de sete estrumeiras, 28 valas de silagem e terraplenagem para quatro estábulos. Foram 600 atendimentos clínicos do médico veterinário na propriedade em parceria com o STR e 1.862 atendimentos do médico veterinário da Secretaria.

Os três municípios agraciados com troféus durante o Congresso Internacional do Leite foram: Benjamin Constant do Sul, Fagundes Varela e Nova Candelária. Os três tem no setor primário sua principal atividade econômica e as políticas públicas são voltadas para o desenvolvimento das famílias que estão na zona rural.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais