Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Caxias do Sul discute o desenvolvimento rural da Serra Gaúcha com cidades da região

por Daniel Lucas Rodrigues

Municípios realizaram uma reunião na semana passada para debater políticas públicas para a agricultura familiar

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil/Divulgação

Cidades da Serra Gaúcha realizaram um encontro para discutir políticas públicas para o desenvolvimento rural da região. Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos participaram da reunião. O debate foi organizado em parceria com a Emater/RS – Ascar Regional. O município caxiense foi representado pelo titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Rudimar Menegotto.

Para a Tua Rádio São Francisco, Menegotto afirma que a reunião foi importante para a integração entre as cidades, a fim de conhecer o trabalho de cada Prefeitura na área. A ideia seria implantar, futuramente, a política e adaptar a sua realidade. Ele ressalta que Caxias do Sul não pode só pensar como município e deve atuar como região, devido às características semelhantes. O encontro foi realizado pela pasta de Agricultura, com apoio da Emater.

Durante a reunião, foi apresentado o exemplo de Guaporé sobre programas destinados ao segmento agropecuário. Trata-se de um exemplo de aplicação de políticas públicas sem descontinuidade ao longo de mais de 10 anos. Menegotto explica que toda a atividade de agroindústria diferenciada possui um fomento pela Prefeitura local, com o intuito de incentivar o jovem a ficar no campo. É uma pauta que preocupa Caxias, pois muitos estão deixando a zona rural para ir aos centros urbanos. O trabalho de Guaporé poderia ser essencial para promover a continuidade da agricultura familiar.

O Plano Municipal de Desenvolvimento Rural também foi colocado em pauta. O documento está em fase de finalização e a conversa ajudaria a complementar o projeto. Menegotto conta os principais pontos da cartilha. Uma das políticas é falar sobre a disponibilidade de internet para o interior, fornecer um programa de armazenamento de água para os agricultores, por conta do problema de estiagem, entre outras ações para angariar recursos e disponibilizar propostas para a categoria. Ainda não há prazo para terminar a montagem do plano, mas está em estágio de revisão. Após este processo, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) dará aval, servindo como orientação para futuras gestões.

Além do titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, participaram o secretário da Agricultura de São Marcos, Gláucio Brochetto; a secretária da Agricultura de Flores da Cunha, Fabiana Veadrigo; e o secretário de Desenvolvimento Rural de Farroupilha, Fernando Silvestrin, além de gestores e técnicos que atuam nas prefeituras.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais