Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Conselho de Agropecuária vai confirmar números da safra de verão em reunião com IBGE

por Ana Lúcia Jacomini

Deve ser a confirmada a produtividade de 63 sacas por hectare na cultura de soja

Colheita de soja é praticamente finalziada em Marau
Foto: Renata Costenaro/Especial

O Conselho de Agropecuária de Marau se reúne nesta quinta-feira, 04/05, para a avaliação definitiva da safra de verão no município. Segundo, Rodrigo Coradi – presidente do Conselho Municipal de Agropecuária, o encontro contará com técnicos do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que monitora a produtividade nos municípios.

Em entrevista para a Tua Rádio, Coradi antecipou que a colheita da soja superou expectativas e pode ter batido recordes em Marau, a exemplo do restante do estado. A produtividade média a ser confirmada pelo órgão deve ficar em torno de 63 sacas por hectare. Segundo ele, esta safra foi semelhante a de 2015, cuja média também ficou acima das 60 sacas por hectare. Já o milho, de certa forma frustrou a estimativa inicial do Conselho Municipal de Agropecuária, e o ciclo finalizou com uma colheita média de 8.400 quilos por hectare.

Neste momento, os produtores rurais estão aproveitando o tempo seco para realizar os tratos com o solo, para posteriormente implantar as culturas de inverno. De acordo com Coradi, a projeção a se confirmar pelo Conselho de Agropecuária é de redução na área plantada com o trigo e um possível aumento nas plantações de canola. O histórico do trigo, conforme sua explicação, vem de safras quebradas por situações climáticas desfavoráveis, nos últimos anos. O custo de produção também não está atrativo, já que muitas empresas não estão conseguindo pagar o preço mínimo, estabelecido pelo governo federal.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais