Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Caxias do Sul celebra 13ª Abertura da Colheita em São Luiz da 6ª Légua

por Isadora Helena Martins

Evento que tem o intuito de valorizar o trabalho dos agricultores ocorreu na Vinícola Demori, nesta quinta-feira

Foto: Divulgação / Isadora Martins

Em meio aos parreirais carregados de uvas e que exalavam o aroma adocicado da fruta no ar, no final da tarde desta quinta-feira (03), foi realizada a cerimônia da 13ª Abertura Oficial da Colheita de Caxias do Sul. O evento ocorreu na Vinícola Demori, em São Luiz da 6ª Légua, e contou com a presença de diversas autoridades como o vice-governador e Secretário Estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, do prefeito Adiló Didomenico, da vice-prefeita Paula Ioris, da presidente da Câmara de Vereadores, Denise Pessôa, do bispo diocesano, dom José Gislon, do trio soberano da Festa da Uva, vereadores, secretários e representantes de entidades de classe.  

Em seu pronunciamento, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior destacou a importância, principalmente da uva, para a economia do Rio Grande do Sul. Ele também lamentou a estiagem que afeta os agricultores e reiterou que o governo estadual vai investir em sistemas de irrigação. “É importante lembrar que o Rio Grande do Sul é responsável por 50% da produção da uva em todo o Brasil e temos a responsabilidade da produção de 90% de sucos e vinhos no nosso País. Embora tenhamos esse momento difícil da estiagem, o fruto tem esse simbolismo do trabalho árduo dos nossos produtores que enfrentam essas intempéries. Por isso, temos dentro do projeto Avançar, especificamente para a agricultura, R$275,9 milhões, deste valor, 73% são destinados para sistemas de irrigação como construção de açudes, abertura de poços artesianos, cisternas e outras ferramentas para que possamos amenizar momentos como esse”, disse.        

O prefeito Adiló Didomenico salientou a importância dos hortifrutigranjeiros para a receita do município e mencionou as dificuldades enfrentadas pelos produtores locais. “A Abertura da Colheita demonstra a pujança da agricultura no nosso município, seja da uva, da maçã, do pêssego, e de tantas outras variedades. Também, simbolicamente, é o início da divulgação mais efetiva da Festa da Uva, que esperamos que este ano seja a grande festa da retomada. Também estamos aqui lembrando um momento de fé, de dificuldade e de sacrifício de todas essas famílias que, por três anos seguidos, enfrentam dificuldades por conta da estiagem. Mas, se Deus quiser, dias melhores virão, vamos superar isso e vamos poder celebrar juntos”.     

Para o secretário municipal da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, a festa da Abertura da Colheita busca valorizar o trabalho dos agricultores. “Nós passamos por um momento de pandemia e no ano passado não conseguimos realizar essa abertura. Então, é um momento para valorizar o trabalho do nosso agricultor que, embora todas as dificuldades de estiagem, ele está lá na propriedade produzindo alimentos de ótima qualidade. Houve perdas, mas mesmo assim temos que celebrar porque nossos produtos são importantes para a economia do estado e do município”. Ele ainda destacou que, apesar da estiagem, a uva deve ter uma das melhores safras da história em qualidade.

A 13ª Abertura Oficial da Colheita também contou com uma breve celebração presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon. Durante e bênção, ele suplicou a Deus para que olhe pelos agricultores que, com fé e trabalho árduo, cultivam a terra e produzem os alimentos necessários a todos.   


Sobre a Festa da Abertura da Colheita

A Festa Oficial de Abertura da Colheita foi instituída no município de Caxias do Sul pela Lei nº 6.848, de 14 de julho de 2008, que prevê a realização do evento anualmente, entre os dias 20 de janeiro e 15 de fevereiro.

De acordo com a legislação, a festa é itinerante e tem como realizadores a prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), o Sindicato Rural Patronal e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais