Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Vida
10:00:00
 
 

Governador José Ivo Sartori recebe agricultores familiares

por Ivan Sgarabotto

Fetag avalia audiência como razoável

A 21ª edição do Grito da Terra foi realizada nesta quarta-feira, 01/07, em Porto Alegre. Em torno de 5 mil pessoas, das mais diferentes regiões gaúchas, participaram do evento. De acordo com a promotora da ação, a Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul), a pauta entregue ao Governador José Ivo Sartori ainda no dia 12 de maio, continha demandas dos trabalhadores rurais junto a nove secretarias de Estado e à Casa Civil.

A concentração dos agricultores iniciou às 6h30min, na sede da entidade, e a caminhada começou às 8h, em direção ao Largo da Prefeitura e Mercado Público, onde aconteceram atividades para mostrar à população da Capital a importância da agricultura familiar. Às 12h, os trabalhadores rurais rumaram pela Avenida Borges de Medeiros, até o Palácio Piratini. Eles foram recebidos pelo Governador Sartori por volta das 16h.

Primeiramente, falou o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva. Ele reforçou os itens da pauta. "É o povo do senhor que está aqui", disse o dirigente. "A agricultura familiar não tem partido, tem um papel fundamental para o desenvolvimento do Estado e para a qualidade de vida dos gaúchos".

O pedido mais intenso dos agricultores é para a manutenção dos projetos voltados à agricultura familiar, mesmo neste momento de corte de investimentos. Incentivo à agroindústrias, projetos de irrigação, programas de habitação, apoio à saúde e olhar ao Código Florestal foram os exemplos citados pelo presidente da Fetag.

Em sua fala, o Governador José Ivo Sartori confirmou a manutenção do programa Troca Troca de Sementes; ampliação do projeto que fornece protetor solar aos agricultores familiares; programa de aquisição de alimentos via licitações e ações de conservação do solo e preservação das águas. "Vamos manter muito diálogo entre vocês e as Secretarias. Não vai ser tudo o que vocês querem e nem tudo o que as Secretarias querem. Vamos chegar a um acordo".

O Grito da Terra é legítimo e importante, segundo Sartori. Ele entregou um documento com as respostas oficiais para cada questionamento da pauta da Fetag. Após o pronunciamento do Governador, o presidente da Fetag avaliou a audiência como razoável.

A RedeSul de Rádio acompanhou a 21ª edição do Grito da Terra, direto de Porto Alegre, com o repórter Márcio Frozza, da Rádio Alvorada de Marau. Ouça parte da audiência com o Governador José Ivo Sartori no player de áudio. Veja as imagens do movimento, no slideshow abaixo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais