Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Inscrições para processo seletivo para bolsas de estudo em Escola Agrícola estão abertas em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

São 50 bolsas de R$150 que serão custeadas pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Foto: Divulgação / Rodrigo Rossi

Os alunos de instituições de Ensino Médio Técnico Profissionalizante na Área Agrícola de Caxias do Sul já podem se inscrever no processo seletivo para bolsas de estudo neste ano letivo de 2021. O auxílio de R$150,00 mensais será custeado pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) a 50 estudantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 10 de março pelo e-mail  [email protected].    

No dia 17 de março, a SMAPA divulgará edital com listagem preliminar das inscrições. O candidato que não tiver tido a sua inscrição homologada, poderá interpor recurso em até dois dias úteis. A lista definitiva será divulgada a partir do dia 22 de março; no Diário Oficial, na sede da SMAPA e no site da Prefeitura de Caxias do Sul, em www.caxias.rs.gov.br. Entre os critérios para aprovação da bolsa está a obrigatoriedade de o estudante residir na área rural de Caxias do Sul há mais de três anos, e que mais de 70% da renda familiar seja oriunda da agricultura. Para se inscrever a uma das vagas, o estudante deverá preencher a Ficha de Inscrição, disponível no edital.

Conforme o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, o objetivo das bolsas é incentivar a permanência dos jovens no campo. “O Poder Público está fazendo um papel importante para ajudar os filhos desses agricultores a permanecerem na propriedade aonde eles vão ter o Ensino Médio e uma formação técnica para aplicar na propriedade e fazer a sucessão rural, que hoje é um grande problema no nosso interior”, disse.   Ouça a entrevista no link acima da foto.

O edital do processo seletivo para as bolsas de estudo está disponível no link https://caxias.rs.gov.br/servicos/agricultura/bolsas-de-estudo

Confira abaixo a documentação necessária:

  • Nome completo do candidato;
  • RG e CPF;
  • Comprovante de endereço residencial;
  • Comprovante de matrícula em instituição de Ensino Médio Técnico Profissionalizante na Área Agrícola;
  • Declaração de Rendimentos do Núcleo Familiar (pessoas que vivem na mesma residência do estudante) expedida pelo Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares ou Sindicato Rural; ou Declaração de Rendimentos do Núcleo Familiar com vínculo empregatício (apresentação da última folha de pagamento); ou Declaração Comprobatória de Rendimento do Núcleo Familiar (expedida por profissional contábil);
  • Cópia do RG e CPF dos pais ou responsáveis;
  • Ficha de Inscrição preenchida.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais