Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Bombeiros realizam projetos que envolvem crianças e adolescentes

por Leticia Giroto da Cunha

Entre essas iniciativas estão o Bombeiro Mirim, Bombeiro na Escola

Os bombeiros participaram do programa Temática desta sexta-feira 29/11
Foto: Divulgação

A guarnição dos Bombeiros de Vacaria vem desenvolvendo alguns projetos de envolvimento com a comunidade. Entre essas iniciativas estão o Bombeiro Mirim, Bombeiro na Escola e as campanhas de prevenção como é o caso agora neste período dos afogamentos. Os estudantes e adolescentes que são o público alvo dos projetos se transformam em multiplicadores das informações que recebem. O Bombeiro Mirim vem sendo desenvolvido desde 2017 e a cada edição aumenta o número de inscritos. São disponibilizadas 30 vagas para crianças entre 10 e 12 anos de idade. O processo de inscrição e seleção dos interessados em participar das atividades no ano que vem será realizado em dezembro. De acordo com o coordenador Helysson Teles são desenvolvidas etapas dentro do processo seletivo. Além de uma prova escrita há testes físicos, entrevista com psicóloga e exames de saúde. Os pais também assinam uma autorização para que os filhos possam participar do projeto.

Este ano os interessados em fazer a inscrição ao projeto Bombeiro Mirim deverão levar um brinquedo que será depois distribuído dentro do Natal Solidário. O objetivo inicial do projeto segundo Teles era trazer a cultura militar para a cidade, porém, depois o foco se transformou em mostrar um pouco como é a rotina de um bombeiro e mais recente são abordados diversos temas que irão auxiliar na formação do cidadão.

O projeto Bombeiro na Escola envolve estudantes do Ensino Médio e tem como objetivo repassar orientações sobre como proceder no primeiro socorro a uma ocorrência. O soldado Ragner Reis destaca que saber qual serviço de emergência acionar também é um dos aspectos relevantes para um bom atendimento. Reis explica durante as palestras quais casos deve ser acionado o SAMU ou os Bombeiros e ou ainda órgãos de segurança como a Brigada Militar.

Esta é a Semana Latino Americana de prevenção a acidentes de afogamentos. Em Vacaria neste sábado,29/11, na sede dos Bombeiros será realizada uma instrução com a participação dos escoteiros destaca o soldado Diego Mendonça. Palestras neste sentido estão sendo realizadas também nas escolas. Entre as dicas de prevenção está o cuidado com as crianças, ficar com a água na altura da cintura, não ingerir bebidas alcoólicas. Ele ressalta que é muito difícil o bombeiro chegar a tempo de socorrer alguém em afogamentos.

Mendonça reforça que, no caso da barragem da Corsan em que há registros de ocorrências, além de ser proibido a entrada é um local das chamadas águas pesadas não indicadas para natação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais