Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Bombeiros ressaltam a importância de ter atenção para evitar acidentes domésticos com recém nascidos

por Neto Ferreira

Engasgamento com leite materno ocasiona pelo menos três atendimentos por mês em Vacaria

Foto: Divulgação

Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria, 15 bebês morrem por dia no Brasil em consequência de engasgamento com leite materno. Esse tipo de sufocação ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes no país e representa a primeira causa em situações de crianças com até um ano de idade.

Em Vacaria o Corpo de Bombeiros atende três chamados em média por mês com esse tipo de ocorrência. Conforme o Soldado Felipe Marcolin, isso pode estar acontecendo em função de que as mães mais novas têm pouca experiência ou não tiveram contato com outras crianças antes do parto. Ele comenta que o caso mais comum é o da mãe amamentar e logo em seguida já deitar o bebê, com isso acaba engasgando. O correto é aguardar ele arrotar para expelir o ar do estômago e só depois disso colocá-lo deitado.

Já o soldado Gustavo Mota acrescenta que é necessário haver uma maior atenção e cautela com os recém nascidos. Ele lembra um caso em que a criança engasgou com um pequeno pedaço de sachê de ketchup em uma lancheria. O fato ocorreu por uma desatenção da mãe do bebê.

Em caso de emergência você deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do fone 193. Enquanto uma equipe desloca até o local, outro agente passa informações via chamada de vídeo ou telefone para adiantar os primeiros socorros.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais