Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Inspetor da PRF explica mudanças referentes ao exame toxicológico para motoristas

por Yasmim Zanella Accioly

As mudanças sancionadas pelo Governo Federal devem passar a valer a partir do dia 1º e Julho

Tua Rádio Fátima
Foto: Divulgação

Na última segunda-feira, 19/06, o Brasil celebrou os 15 anos de criação da lei que incluiu no Código de Trânsito Brasileiro a tolerância zero à mistura álcool e direção, além de outras substâncias capazes de alterar a forma de condução dos veículos. A medida é popularmente conhecida como Lei Seca e definiu como crime e infração gravíssima de trânsito a condução de veículos com qualquer teor de álcool no organismo.

Após a data , o Governo Federal sancionou a lei que retoma a obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas profissionais, categorias C, D e E, que abrangem veículos como caminhões e ônibus. Para tratar sobre o tema, o inspetor chefe da Polícia Rodoviária Federal, Rodrigo Aver Pizzolatto, foi convidado ao programa Temática da Tua Rádio Fátima. Na ocasião, ele explica que o Contran deve divulgar uma tabela de escalonamento nos próximos dias e que, a partir do próximo mês, a multa está prevista para aqueles que circularem com o exame vencido após 30 dias da data estipulada. Todas as datas de vencimento relacionadas ao condutor e seu veículo podem ser conferidas na carteira digital de habilitação.

Ainda durante a entrevista, o inspetor comenta que somente neste final de semana foram lavrados 74 autos de infração, cinco prisões em ações criminais diversas e apreendidas três armas de fogo na área de abrangência da PRF. Segundo ele, somente no ano passado quase 600 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool na região.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais